Nos últimos anos, os segmentos cruiser e bobber têm ganho crescente popularidade no Oriente. Motos inspiradas por essa filosofia, que nasceu nos Estados Unidos sob as emblemáticas marcas Harley-Davidson e Indian, estão a tornar-se cada vez mais comuns na cultura motociclística oriental.
Uma das características distintivas dessas motos no mercado asiático é a cilindrada, frequentemente limitada a cerca de 400cc devido às regulamentações locais. Este fator coloca essas motos num contexto diferente das cruisers americanas originais, não tanto pela potência – a Lifan V400, por exemplo, apresenta 39,4cv – mas pelo valor de binário, que é significativamente influenciado pela cilindrada.
Apesar disso, estas criações estão a proliferar e, para alguns puristas, podem parecer algo tragicômicas. No entanto, este é um fenómeno em crescimento, e há pouco a fazer senão observar. A Lifan V400, com um design cuidadosamente elaborado e um total black ao estilo Yankee, é um exemplo notável. Com dimensões de 2.340 mm de comprimento, 980 mm de largura, 1.090 mm de altura e uma distância entre eixos de 1.560 mm, esta moto impressiona pelas suas proporções generosas, excetuando a pequena cilindrada.
Embora seja improvável que a Lifan V400 seja distribuída na Europa, a sua existência proporciona uma oportunidade para refletir sobre a diversidade e a evolução do mundo das duas rodas. Enquanto o mercado oriental continua a adotar e adaptar estilos clássicos ocidentais, o intercâmbio cultural no universo motociclista permanece vibrante e em constante transformação.