As motos eléctricas continuam a tornar-se mais rápidas e mais tecnológicas do que nunca. Desde motores de alto desempenho até à integração de tecnologias IoT, parece que os fabricantes de mobilidade eléctrica nunca ficam sem ideias para tornar os seus produtos mais capazes e fáceis de utilizar do que nunca. Veja-se a Gogoro, por exemplo, com as suas Smartscooters e uma rede robusta de troca de baterias. O desempenho nunca foi o principal objetivo da empresa taiwanesa, mas agora parece que já não é esse o caso.
A 30 de janeiro de 2024, a Gogoro apresentou a sua mais recente scooter emblemática. Denominada Pulse, o novo modelo é um testemunho do compromisso da Gogoro para com a inovação, o design e, agora, o desempenho. Escusado será dizer que a Pulse é o modelo de mais alto desempenho da Gogoro até à data, mas continua a fazer parte da gama Smartscooter da marca.
Passando diretamente à análise, a Pulse é equipada com a mais recente e mais potente unidade de tração da Gogoro, apropriadamente designada Hyper Drive. Com uma potência máxima de 9 kilowatts (cerca de 12,2 cv), a Pulse é tão potente como uma scooter de 125cc. No entanto, é em termos de binário que a Pulse realmente brilha, ou pelo menos é o que a Gogoro afirma, com os seus supostos 378 Nm, o que certamente levantará algumas sobrancelhas. No mundo real, isto traduz-se numa viagem bastante emocionante, com uma velocidade dos 0 aos 50 km/h em apenas 3,05 segundos – bastante rápida para uma scooter.
Para complementar as impressionantes reivindicações de desempenho da scooter, a Gogoro fez todos os esforços no que diz respeito ao estilo. Ao contrário dos outros modelos da gama Smartscooter, a Pulse é acentuadamente desportiva, ostentando uma carenagem esculpida e um painel de instrumentos bastante ameaçador que lhe confere um aspeto robusto. A Gogoro chama a esta linguagem de design “Aeroforce”, porque se diz que aproveita a “máxima eficiência aerodinâmica e arrefecimento do motor”.
No que diz respeito à tecnologia, a Pulse possui um “sistema de iluminação de matriz ativa” que inclui 13 unidades LED independentes que funcionam em conjunto para aumentar a segurança e a visibilidade. Dispõe ainda de adaptação dinâmica da luz, ligando as luzes automaticamente consoante a iluminação ambiente.
Em movimento, o condutor é informado de todos os dados pertinentes da condução graças a um painel de instrumentos Smart Cockpit que consiste num grande ecrã tátil HD panorâmico de 10,25 polegadas. Para uma scooter, trata-se de muito espaço, tendo em conta que um iPad tem um ecrã de 11 polegadas. Por falar em Apple, a scooter tem até integração com o Apple Wallet e o Apple Find My, permitindo aos utilizadores integrá-la sem problemas na sua lista ativa de dispositivos Apple.
Bom dia
Gostava saber preço e autonomia?
bom dia gostava de saber preco?