• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

A nova rainha das superbike italianas: Eis a Ducati Panigale V4 2025

by Bernhard Cousin
Julho 25, 2024
in Destaque Comércio, Novidades - Actualidade
0
A nova rainha das superbike italianas: Eis a Ducati Panigale V4 2025

© Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Foi oficialmente apresentada esta quinta-feira a nova Ducati Panigale V4 2025 – que promete ser outro passo em frente na linhagem das Superbike do construtor de Borgo Panigale. Chegará aos concessionários já em setembro.

A moto foi totalmente repensada em termos de design, base técnica e também ergonomia, levando ainda mais em frente os limites das motos super desportivas para a estrada – possibilitando ter as sensações de um piloto profissional. Também chegará uma nova V4 S.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

Motor e quadro derivados da competição

Fazendo uso de toda a sua experiência da competição, a Ducati dotará a Panigale V4 2025 de um motor V4 mais potente e mais leve. O Desmosedici Stradale deriva diretamente do que equipa a moto de MotoGP, com uma arquitetura 90º V4, distribuição desmodrómica, eixo contra-rotativo e timing Twin Pulse.

O motor cumpre as normas de emissões Euro 5, debitando 216 cv de potência máxima às 13.500 rotações por minuto e um binário de 120,9 Nm às 11.250 rpm. Com o escape de competição Ducati Performance da Akrapovic a potência máxima chega aos 228 cv. Associada ao motor está uma caixa manual de seis velocidades com sistema Ducati Quick Shift (DQS) up/down.

No que ao quadro diz respeito, a Ducati Panigale V4 faz jus ao facto de ser a desportiva de estrada mais próxima do MotoGP. Foi definida a rigidez lateral ideal para manter a aderência em ângulos de inclinação de mais de 60º, mantendo a elevada rigidez longitudinal.

© Ducati
© Ducati

O quadro dianteiro foi modificado (é 3,47 kg mais leve e tem menos 40 por cento de rigidez lateral), sendo também desenvolvido um novo braço oscilante de duplo lado – o Ducati Hollow Symmetrical Swingarm, leve e com design inovador. Este braço oscilante reduz em 37 por cento a rigidez lateral e também o peso é menor.

Na Panigale V4 encontra-se uma forquilha Showa BPF totalmente ajustável à frente e um amortecedor Sachs totalmente ajustável atrás. Já na Panigale V4 S foi incluída a terceira geração das suspensões eletronicamente controladas Öhlins NPX (dianteira) e TTX (traseira) com mais possibilidades de ajuste. As jantes são de cinco raios em liga leve na V4 e em alumínio forjado na V4 S, em ambos os casos na medida de 17 polegadas à frente e atrás.

Nova abordagem: Design aerodinâmico integrado e inspiração em modelo lendário

A aerodinâmica das motos é cada vez mais desenvolvida, e a Ducati confirma o seu estatuto como um dos construtores líderes neste aspeto. A sua superbike foi ainda mais desenvolvida, com um método de trabalho de design aerodinâmico e design integrado.

A nova carenagem permite reduzir a resistência aerodinâmica em quatro por cento, protegendo também o condutor de forma mais efetiva em reta. Há duas asas de perfil duplo integradas com as formas da parte frontal, mantendo inalterado o contributo em termos de carga aerodinâmica face ao modelo anterior. O formato do para-lamas também foi aprimorado, o que aconteceu igualmente com o transporte da esteira ascendente dos radiadores aumentando a eficiência do sistema de refrigeração.

© Ducati
© Ducati

O Centro Stile Ducati inspirou-se na icónica Ducati 916, integrando também as soluções aerodinâmicas e ergonómicas da Desmosedici GP de MotoGP. Em perfil lateral, esta nova Panigale V4 tem o equilíbrio entre a dianteira e a traseira que se vê na 916, com um desenho mais similar ao que se vê nas atuais motos de MotoGP. O conjunto de iluminação frontal tem claras semelhanças com a 916, incluindo a dupla luz diurna em forma de V. A entrada de ar, agora única, está numa posição central e oculta debaixo da carenagem. A parte traseira é mais ampla e comprida.

Sistema de travagem pioneiro

Ao nível de travagem, a nova Panigale V4 trata-se da primeira moto do mundo com as pinças dianteiras Brembo HypureTM, mais leves e de maior desempenho e eficácia.

Também em estreia está o sistema Race eCBS desenvolvido pela Bosch em colaboração com a Ducati, e em níveis dedicados aos circuitos pode ativar o travão traseiro em conformidade com as estratégias que reproduzem as técnicas de um piloto profissional: é uma forma de poder atrasar o ponto de travagem e ter uma experiência diferente. O sistema continua a ativar o travão traseiro mesmo depois de o dianteiro ser libertado ao entrar em curva e ao curvar.

Painel de instrumentos do MotoGP

© Ducati

O painel de instrumentos da Ducati Panigale V4 de 2025 foi completamente redesenhado. Tem 6,9 polegadas e um rácio de aparência 8:3, com vidro protetor que usa a tecnologia Optical Bonding que garante leitura ideal num fundo escuro incluindo durante o dia.

A nova interface de ecrã Track dedicada ao uso em pista foi concebido para apoiar o piloto na procura por máximo desempenho. Há vários novos parâmetros mostrados no ecrã: «G-meter», medidor em tempo real do valor da aceleração lateral em inclinação, e longitudinal em aceleração e travagem; «Power&Torque», exibindo a percentagem de potência e binário entregues num dado momento comparando com os valores máximos disponíveis nessa mudança; «Lean angle», que mostra os ângulos de inclinação instantâneos assim como o nível de abertura de acelerador e a pressão aplicada no travão.

O modo Info Mode Track permite mostrar o desempenho cronológico em tempo real, apresentando os tempos de volta no ecrã em tempo real graças ao sistema GPS – sendo possível dividir em três parciais definidos pelo condutor. Tal como no MotoGP, são usadas as cores branca, cinzenta, laranja e vermelha para assinalar melhorias ou piores dos tempos de volta.

Já em modo Road, a informação é limpa, dando maior destaque ao tacómetro circular no centro com o indicador de mudança selecionada no seu interior. O lado esquerdo fica reservado para os dados, navegação se instalada, reprodução de música, gestão do smartphone e punhos aquecidos, além das diferentes funções. À direita estão as indicações de velocidade, hora, temperatura da água e o controlo de velocidade de cruzeiro caso esteja ativado.
O sistema de aquisição de dados DDL, desenvolvido pela 2D em colaboração com a Ducati, regista todos os parâmetros de condução, referenciando-os com um sistema de GPS moderno. Estes dados podem ser analisados com recurso a software externo com templates e relatórios criados pela Ducati Corse.

Ergonomia

© Ducati

A ergonomia não é um aspeto menos importante de uma moto. A posição de condução da nova Ducati Panigale V4 foi desenvolvida com um objetivo duplo: máxima integração do condutor na aerodinâmica da moto; e melhoria do controlo da moto nas fases mais importantes de condução em pista.

A montagem do assento e do depósito do combustível proporciona maior liberdade de movimento longitudinal e também facilita o posicionamento na carenagem. A parte de trás do depósito, em combinação com os painéis laterais e a forma do assento, apoiam melhor o condutor em travagem, na entrada e durante as curvas sem limitar os movimentos corporais nas demais fases.

É mais fácil para o condutor apoiar-se com os joelhos de forma a contrariar a desaceleração e inclinar-se para fora do selim em curva, reduzindo a fadiga dos braços. Os poisa-pés estão dez milímetros mais à frente, o que proporciona uma maior altura ao solo e o posicionamento mais interno de pés e pernas – com benefícios aerodinâmicos inerentes.

Tecnologia

Há cinco modos de condução: Race A, Race B, Sport, Road (para estrada) e Wet (para piso molhado). É possível escolher entre três estilos de condução pré-definidos, o que possibilita ajustar a moto ao condutor, tipo de pista e condições ambientais. Cada modo de está programado para modificar logo o caráter do motor, os parâmetros dos controlos de eletrónica e também a configuração da suspensão no caso da V4 S. A resposta do acelerador Ride by Wire e a potência do motor são definidos pelos modos de potência (Full, High, Medium e Low, da maior para a menor potência).

Ao nível de travagem, a moto está munida do Race eCBS, o sistema de travagem combinado com funcionalidade Cornering e sete níveis diferentes para os modos de intervenção do ABS e quantidade de contributo do travão traseiro. O controlo de tração é o Ducatio Traction Control (DCT) EVO, enquanto o controlo de levantamento de roda dianteira é garantido pelo Ducati Wheelie Control (DWC) EVO. Há, igualmente, o controlo de deslizes Ducait Slide Control (DSC) desenvolvido em colaboração com a Ducati Corse e a gestão de arranque do Ducati Power Launch (DPL) EVO.

A caixa de velocidades está associada com o Ducati Quick Shift up/down (DQS) 2.0, que permite engrenar mudanças sem usar a embraiagem. O controlo de travão motor EBC otimiza a estabilidade da moto em condições extremas de entrada em curva e o Ducati Electronic Suspension (DES) 2.0 é um exclusivo da Ducati Panigale V4 S introduzindo o conceito de Modos de Suspensão (Fixo e Ativo).

Ducati Panigale V4 / V4 S

© Ducati
© Ducati
© Ducati

MOTOR Desmosedici Stradale 90º V4, 4 válvulas, refrigeração líquida

CILINDRADA 1.103 cc

POTÊNCIA 216 cv (70 kw) @13.500 rpm

BINÁRIO 120,9 Nm @11.250 rpm

CAIXA 6 velocidades manual com DQS

QUADRO Quadro frontal de liga de alumínio

DEPÓSITO 17 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA V4 forquilha Showa BPF totalmente ajustável

SUSPENSÃO DIANTEIRA V4 S forquilha Öhlins NPX 25/30 S-EC 3.0 pressurizada totalmente ajustável

SUSPENSÃO TRASEIRA V4 amortecedor Sachs totalmente ajustável, braço oscilante Hollow Symmetrical em alumínio

SUSPENSÃO TRASEIRA V4 S amortecedor Öhlins TTX36 S-EC 3.0 totalmente ajustável, braço oscilante Hollow Symmetrical em alumínio

TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos semi-flutuantes, pinças radiais Brembo Monobloc Hypure de quatro êmbolos com Race eCBS

TRAVÃO TRASEIRO disco, pinça de dois êmbolos com Race eCBS

PNEU DIANTEIRO Pirelli Diablo Supercorsa SP-V4 120/70 ZR17

PNEU TRASEIRO Pirelli Diablo Supercorsa SP-V4 200/60 ZR17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.485 mm

ALTURA DO ASSENTO 850 mm

PESO 191 kg (sem combustível)

Tags: Ducati

Related

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

by Redação
Novembro 30, 2025
0
Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

A Yamaha Málaga Center uniu-se ao histórico engenheiro de MotoGP Ramón Forcada para criar a Pura 01, uma interpretação radical da Yamaha Ténéré 700 que aproxima esta trail...

Read moreDetails

CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

by Redação
Novembro 29, 2025
0
CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

A CFMoto acaba de mostrar ao mundo um dos protótipos mais ambiciosos alguma vez saídos da China: a V4 SR-RR, uma superdesportiva de alta performance que entra diretamente...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.