Talvez conheça a Super Soco, um fabricante de scooters e motos eléctricas de baixa cilindrada, mas a empresa mudou recentemente a sua marca para VMoto, numa tentativa de captar um público mais amplo no espaço da mobilidade eléctrica. Juntamente com essa mudança de marca, surgiu a Stash, uma moto eléctrica com níveis de desempenho semelhantes aos de uma máquina a gasolina de 150 cc.
E embora a VMoto Stash tenha sido apresentada ao público pela primeira vez na EICMA 2021, era apenas um conceito. Mas agora, parece que a VMoto está a preparar-se para lançar a versão de produção da moto.
Desenhada por Adrian Morton, a Stash tem um design apelativo, pois, afinal de contas, foi Morton o responsável pelo estilo dos modelos Benelli Tornado TRE e MV Agusta F4.
Claramente, algumas dessas linhas aerodinâmicas e desportivas são transportadas para a Stash, uma vez que está envolvida numa carenagem aerodinâmica que lhe dá uma ilusão de tamanho. O design angular elegante faz com que a moto pareça completamente futurista e estende-se desde a carenagem dianteira até à secção traseira cortada.
No coração da Stash encontra-se um motor elétrico montado a meio que debita 8 kW (cerca de 10,7 cavalos de potência). No modo “boost”, a potência máxima sobe para 15 kW (20,1 cavalos), o que a torna tão potente como uma moto a gasolina de 150 cc. É importante notar que na Europa, o mercado onde esta moto está preparada para brilhar, está em conformidade com os regulamentos da licença A1, uma vez que a sua potência nominal está abaixo do limite de 15 cv exigido por lei.
Embora a Stash possa parecer desportiva, esconde algumas características práticas bastante impressionantes sob a superfície. O depósito de combustível falso é um compartimento de arrumação suficientemente grande para alojar uma tampa facial completa e a bateria encontra-se por baixo e é uma unidade de 72 volts e 100 amperes-hora que promete uma autonomia de 149.9 km com um único carregamento.
Apoiado por uma forquilha dianteira invertida e um monoamortecedor com pré-carga regulável, a Stash parece capaz de uma condução descontraída a dois, e com travões de disco dianteiros e traseiros com ABS, que também estão ligados através de um sistema de travagem combinado (CBS), tal como o de uma scooter.
Atualmente, o panorama das motos eléctricas é dominado por scooters de baixa cilindrada e por motociclistas cujo único objetivo na vida é transportar os seus utilizadores de A para B. Motos como a Stash atendem ao mercado de entusiastas; a pessoas que procuram um pouco mais do que apenas utilidade e funcionalidade.