Na EICMA 2023, vários fabricantes apresentaram as suas motos eléctricas de duas rodas, na esperança de levar mais condutores a fazer a mudança. Embora as scooters eléctricas e os veículos de deslocação diária sejam abundantes, estamos a ver chegar ao mercado cada vez mais máquinas centradas nos entusiastas. A Niu, por exemplo, apresentou a sua primeira dual-sport eléctrica, a XQi3, que será disponibilizada na Europa a partir da primavera de 2024.
A Niu irá oferecer o XQi3 em duas variantes – um modelo apenas para todo-o-terreno chamado Wild e uma versão para utilização na via pública denominada Street. Esta última será classificada como um ciclomotor, pelo que, dependendo do local da Europa de onde se é, será necessário ter pelo menos uma carta de condução de automóvel ou uma licença A1 para a conduzir.
Em termos de desempenho, a XQi3 tem um motor de tração intermédia, como todas as motos todo-o-terreno elétricas. Uma transmissão final por corrente envia a potência para a roda traseira, com a Niu a afirmar que tem oito quilowatts, ou seja, cerca de 10,7 cv de potência. O modelo Street está limitado a uma velocidade máxima de 45 km/h, enquanto a versão Wild tem uma função Ultra-Boost que permite atingir uma velocidade máxima de 75 km/h.
O motor está instalado na parte inferior do quadro de alumínio, prometendo um centro de gravidade baixo para facilitar a manobrabilidade. Quanto à bateria, a moto tem uma unidade amovível LG de 72 volts e 32 amperes-hora com cerca de 80 a 90 quilómetros de autonomia com um único carregamento.
Para além do desempenho, a Niu XQi3 é sustentada por componentes leves que eliminam a fronteira entre a e-moto e a e-MTB. Para começar, a moto tem uma suspensão de longo curso com ajuste de pré-carga e extensão. Tem jantes raiadas de 19 polegadas com travões de disco dianteiros e traseiros de 220 mm e 203 mm, respetivamente, à frente e atrás.
Como é o caso da maioria das ofertas da Niu, o XQi3 inclui muita tecnologia útil. É fornecido de série com iluminação totalmente LED, um ecrã TFT com conetividade para smartphone e desbloqueio NFC e até um prático carregador USB-C. Até tem navegação GPS para encontrar facilmente o caminho pela cidade ou chegar à saída mais próxima quando estiver a explorar trilhos. Além disso, a versão Street inclui piscas, espelhos retrovisores e um suporte para a matrícula.
Como mencionado anteriormente, o Niu XQi3 chegará à Europa na primavera de 2024. O seu preço de retalho, conforme anunciado durante o seu lançamento na EICMA 2023, está fixado em 5.999 €. Será vendida numa variedade de cores e grafismos, permitindo aos condutores encontrar um design que se adeqúe ao seu estilo.