A nostalgia é algo que muitas marcas estão a aproveitar hoje em dia, especialmente no que diz respeito ao mundo automóvel e das motos. Se há uma coisa que os últimos anos provaram, é que um estilo retro estará sempre na moda. De facto, não precisamos de olhar muito longe, pois as motos que conhecemos são uma prova disso mesmo. Por exemplo, as motos de inspiração retro, como as da Triumph e da Royal Enfield, registam um crescimento contínuo das vendas.
Assim sendo, até os novos intervenientes estão a aproveitar a nostalgia para vender os seus produtos. A Tozz, uma empresa de mobilidade eléctrica sediada na Turquia, tem tudo a ver com a mobilidade citadina. Tem uma seleção de scooters elétricas com tema retro, como a Pipegun Original e a Pipegun Sixteen. Recentemente, entrou no mundo das motos eléctricas com a estreia da Joyce’90, uma moto eléctrica de duas rodas de inspiração retro que faz homenagem a uma das melhores décadas de sempre – os anos 90.
Logo à partida, a Joyce’90 faz lembrar uma moto em particular: a Honda Cub EZ90. Escusado será dizer que a Joyce’90 do Tozz é claramente inspirada na Cub EZ90, bem como em várias outras mini-motos do passado, e faz certamente desejar que a Honda fizesse uma versão eléctrica da Cub, Monkey e da Grom.
Com a Tozz Joyce’90 que deverá entrar em produção em março de 2024, é provável que seja o mais próximo que podemos chegar de uma versão moderna e eléctrica da Cub EZ90. Tem também algumas características interessantes, tais como um farol emergente, uma “boombox” integrada com conetividade Bluetooth e, claro, a sua carenagem de inspiração retro. No entanto, um artigo da DesignBoom refere que a moto será legal para circular nas estradas europeias e será classificada como uma bicicleta elétrica. Isto pode significar que a sua potência será limitada a 250 watts nominais.
Embora 250 watts possa não parecer muito, é provável que a Joyce’90 esteja a produzir muito mais em funcionamento. Como vimos em algumas e-bikes de alto desempenho, a potência nominal é de facto 250 watts, mas o pico de potência pode facilmente ser o dobro, ou por vezes até mais. Por exemplo, o motor da e-bike Performance Line CX Race da Bosch atinge um pico de 600 watts, apesar de ter uma potência nominal de 250 watts.
Outras características da Joyce’90 incluem pneus robustos e de dupla funcionalidade montados em jantes de 20 polegadas. As suspensões dianteira e traseira asseguram uma condução confortável, para além de um pouco de capacidade todo-o-terreno. Como mencionado anteriormente, espera-se que entre em produção em março de 2024 e será construída nas instalações da Joyce Teknoloji em Ankara, Turquia. Com base nas imagens do site da Tozz, parece que o Joyce’90 será oferecido numa grande variedade de cores, todas elas inspiradas na estética vibrante dos anos 90.