• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

A nova Ducati Panigale V4 dissecada: Sinta-se um profissional com o inovador sistema Race eCBS

by Bernhard Cousin
Julho 29, 2024
in Novidades - Actualidade
0
A nova Ducati Panigale V4 dissecada: Sinta-se um profissional com o inovador sistema Race eCBS

© Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Uma das grandes novidades da Ducagi Panigale V4 de 2025 é o sistema Race eCBS. Trata-se da primeira moto desportiva com o sistema de travagem gerido pelo Race eCBS, que no essencial visa proporcionar sensações similares às dos pilotos profissionais.

É um sistema de travagem combinado, com funcionalidade Cornering, desenvolvido pela Bosch em colaboração com a Ducati. Quando o condutor ativa o controlo do travão traseiro, o sistema aplica de forma autónoma pressão de travagem à traseira conforme estratégias pré-definidas. É uma intervenção parecida à que os pilotos profissionais fazem nos níveis para uso em pista, enquanto para o uso em estrada é dada primazia à segurança e estabilidade da moto.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

Há sete níveis diferentes do Race eCBS (os cinco primeiros para uso em pista), diferentes para os modos de intervenção do ABS e o nível de contribuição do travão traseiro. O sistema pode aplicar até 15,5 por cento de força de travagem na traseira.

  • Nível 1: Concebido para assistir o condutor (amador ou profissional) em busca do desempenho máximo. O nível do ABS é mínimo, com a travagem combinada a agir conforme a estratégia Track Plus. A maior parte da pressão é aplicada ao travão traseiro, ativando ainda a função «post run». A intervençao continua até ao ponto de apex, quando o condutor liberta o travão frontal, e assim é replicada a manobra dos profissionais para fechar a trajetória. Com este sistema, é possível contar com a contribuição do travão traseiro mesmo nas curvas à direita, onde é mais difícil usar o controlo de pé.
  • Nível 3: Este priviligia a suavidade no centro das curvas, usando um estilo de condução menos agressivo. A intervenção do ABS ao travar com a moto levantada é maior e a estratégia de travagem combinada é Track. A função «post run» é desativada, havendo também menos pressão aplicada ao travão traseiro.
  • Níveis 2 e 4: Aplicam as mesmas estratégias dos níveis 1 e 3, mas sem a travagem combinada. Destinam-se a condutores experientes que queiram manter o controlo total do travão traseiro.
  • Nível 5: O nível 5 tem como diferenciador a ativação do «slide by brake», ajudando à manobra de deslizar ao entrar na curva.
  • Níveis 6 e 7: O nível 6 é para estradas secas e o nível 7 para estradas molhadas ou escorregadias. O sistema Race eCBS intervém para obter uma desaceleração mais estável, com lógica de curva e um controlo de levantamento da roda traseira mais intenso.
Tags: Ducati

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.