• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

A nova Ducati Panigale V4 dissecada: Aerodinâmica de competição

by Bernhard Cousin
Agosto 2, 2024
in Novidades - Actualidade
0
A nova Ducati Panigale V4 dissecada: Aerodinâmica de competição

© Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Um dos aspetos que mais salta à vista na nova Ducati Panigale V4, apresentada há pouco mais de uma semana, é a aerodinâmica. E o trabalho para desenvolvê-la foi meticuloso.

Foram utilizados técnicos e metodologias da Ducati Corse, em conjunto com o Centro Stile, num trabalho que levou um ano e meio. O desenvolvimento recorreu a análise CFD e feedback dos pilotos de testes em pista.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

Dois objetivos guiaram o desenvolvimento do pacote aerodinâmico da nova superbike de Borgo Panigale – por um lado, o aumento do coeficiente de arrasto; e por outro otimizar a criação de carga aerodinâmica, integrando os perfis das asas no design.

Concebida para aumentar a velocidade máxima em pista, a configuração aerodinâmica reduz a resistência ao rolamento em quatro por cento, enquanto aumenta o fluxo de ar dos radiadores de água e óleo em nove por cento e 19 por cento, respetivamente – algo essencial para o uso em condições extremas de circuitos.

© Ducati

A superfície da carenagem é reduzida na vista lateral, em linha com o que se vê na Desmosedici GP de MotoGP, o que tenciona aumentar a permeabilidade do ar na direção transversa. Isto tem um impacto positivo na mudança de direção a alta velocidade, havendo menos influência dos ventos laterais.

O para-brisas é mais alto, protegendo melhor o condutor em reta, enquanto os duplos perfis de asa estão integrados com as formas da parte frontal da moto mantendo a mesma contribuição aerodinâmica que tinham na versão anterior da Panigale V4. O próprio para-lamas tem uma nova forma. A carga vertical gerada pelas asas faz reduzir a flutuação da roda frontal a altas velocidades, ao passo que a estabilidade é maior em travagem, entrada de curva e curva.

Tags: Ducati

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.