Entre os lançamentos da Benelli na EICMA 2023 esteve a elegante e robusta BKX 300. Revelada pela primeira vez em forma de protótipo no início de 2023, a BKX destina-se à geração mais jovem de motociclistas, graças ao seu desempenho acessível, estilo radical e futurista e desempenho. É a mais recente adição ao crescente número de máquinas de entrada de gama focadas na aventura que fizeram a sua estreia na EICMA.
Como provavelmente sabe, a Benelli é uma empresa de motos com raízes italianas, mas que é propriedade do gigante chinês Qianjiang (QJ Motor) há já algum tempo. De acordo com a Benelli, a nova BKX 300 foi desenvolvida no Centro de Design da Benelli em Pesaro, Itália, o local de nascimento da marca italiana.
A linguagem de design é nitidamente moderna, e uma forte diferença em relação ao estilo das motos de aventura da marca encontradas na gama TRK. Tem uma estética claramente inspirada no rali e um aspeto simples e cirúrgico, quase como o da Husqvarna.
Na dianteira da moto, encontramos dois faróis LED verticais que lhe conferem um aspeto futurista, enquanto as luzes traseiras apresentam um interessante conjunto de “luzes combinadas”. A postura alta da moto é acentuada pela carenagem aerodinâmica que parece seguir uma linha de contorno da frente para trás.
Entretanto, o motor da moto está exposto e respira através de um sistema de escape ascendente que está posicionado paralelamente à traseira da moto. A moto tem rodas raiadas com 19 polegadas à frente e 17 polegadas atrás.
No que diz respeito à tecnologia, a BKX 300 permanece bastante acessível e simples. Tem um motor monocilíndrico com uma cilindrada de 292,4 cc, com refrigeração líquida e injeção eletrónica de combustível, tem uma potência máxima de 29.6 cv às 9.000 rpm e um binário de 24,5 Nm às 7.000 rpm.
A potência é enviada para a roda traseira através de uma caixa manual de seis velocidades, mas foi adicionada uma embraiagem assistida para reduzir as velocidades de forma mais suave – uma caraterística que os condutores principiantes irão certamente apreciar.
O motor está instalado num quadro de berço duplo em aço para manter o peso baixo e o sistema de suspensão é composto por uma forquilha dianteira invertida não ajustável e um monoamortecedor traseiro com pré-carga ajustável. O curso da suspensão é de uns generosos 180 milímetros à frente e atrás, pelo que a moto é certamente capaz de percorrer mais do que os limites do asfalto. Para as tarefas de travagem, encontramos um único travão de disco dianteiro com um disco de 280 mm e um disco flutuante traseiro de 240 mm.
No que diz respeito ao preço e à disponibilidade, a Benelli afirma que a moto estará disponível a partir do segundo semestre de 2024. Além disso, também vai lançar versões mais pequenas – 125cc e 250cc – para mercados com critérios de licenciamento mais rigorosos. No entanto, até ao momento da redação deste artigo, a Benelli ainda não divulgou informações sobre os preços do novo modelo.