• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Dezembro 22, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

A Norton celebra 125 anos de história com 125 modelos de edição limitada

by Redação
Novembro 23, 2023
in Destaque Comércio
0
A Norton celebra 125 anos de história com 125 modelos de edição limitada

Fonte:https://nortonmotorcycles.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Nem toda a gente pode fazer 125 anos, por isso a Norton anunciou seis motos de edição limitada, num total de apenas 125, para celebrar a sua fundação em 1898. Os últimos tempos não têm sido os mais brilhantes para a gloriosa marca britânica, mas um aniversário é um aniversário e deve ser celebrado, especialmente se estivermos nos três dígitos. Ainda mais quando olhamos à nossa volta e percebemos que, das marcas que desafiaram a Norton naqueles anos pioneiros, já não restam muitas. Na sua longa história, a empresa passou por muito, mas continua a ser uma das marcas mais icónicas e reconhecíveis, além de ser amada e respeitada precisamente pela importância que teve na evolução do motociclismo ao longo de tantos anos. Por isso, parece mais do que legítimo celebrar este marco com a Norton, falando-lhe destas edições especiais de modelos atualmente no catálogo britânico. As motos de edição limitada para o 125º aniversário serão baseadas na Norton Commando 961 SP, Norton Commando 961 CR, Norton V4SV e Norton V4CR e para cada uma delas foi concebido um esquema de cores específico que remete para um modelo mítico do passado. Vamos vê-los um a um, para que também possamos conhecer um pouco da história das duas rodas.

A Energette

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Fonte:https://nortonmotorcycles.com

A Energette foi a primeira moto da Norton. Foi produzida de 1902 a 1906 e, como quase todas as motos da época, era uma bicicleta com um motor de suspenso. A Commando que lhe foi dedicada no 125º aniversário retoma a sua cor amarela profunda caraterística e o assento castanho. Talvez a Energette não tenha sido, no entanto, a mais famosa das Norton, pelo menos para os entusiastas das corridas de estrada, apesar do sucesso histórico de Rem Fowler no primeiro TT da história, em 1907.

A Manx

Fonte:https://nortonmotorcycles.com

Para os amantes das corridas de estrada, a primeira verdadeira Norton (e talvez a mais fascinante ainda hoje) foi, sem dúvida, a Manx. Produzida de 1937 a 1962 e vencedora de 13 corridas na Ilha de Man, estreou o lendário quadro Featherbed e tornou-se numa das motos de corrida mais duradouras de todos os tempos, de tal forma que alguns exemplares continuaram a ser vendidos até à década de 1970 para pilotos privados em todo o mundo. A moto que lhe foi dedicada continua a ser uma Commando 961 e apresenta o caraterístico depósito prateado e o quadro preto. O motor também é preto, assim como os poisa-pés, as placas e os Ohlins, enquanto a carenagem e a proteção da corrente são em fibra de carbono. A capa do banco a condizer tem um emblema comemorativo do 125º aniversário com o logótipo da edição limitada.

A Transatlântica

Fonte:https://nortonmotorcycles.com

Em 1972 a Norton criou outra moto que se tornou uma das lendas das corridas. Era uma 750 desenhada especificamente para a categoria Fórmula 750 e foi pilotada por nomes como Peter Williams, Phil Read, Tony Rutter, Mick Grant e David Aldana. Ganhou o campeonato britânico de 750cc, a F750 TT na Ilha de Man e, claro, o Troféu Transatlântico. Daqui derivou a pintura de corrida vermelha, branca e azul que a tornou mais famosa. A Commando 961 LE “Transatlantic” que lhe foi dedicada reinterpreta agora esse grafismo e combina-o com um motor preto, poisa-pés pretos e forquilhas pretas. A capa do assento, a condizer, inclui também um emblema comemorativo do 125º aniversário com o logótipo da edição limitada.

A 588

Fonte:https://nortonmotorcycles.com

Se tiver um gosto apurado (e alguns cabelos brancos), de certeza que também se lembra da lendária 588, a moto de corrida com o motor Wankel! Tinha um motor Wankel de 588 cc com refrigeração líquida e era uma máquina única, concebida mais uma vez para corridas e, em particular, para corridas de estrada. A partir dela surgiu a Norton F1, que era essencialmente a sua versão para estrada e é atualmente uma autêntica raridade. A RC588, a RCW588 e a NRS588, no final dos anos 80 e início dos anos 90, venceram as British Superbikes e o TT da Ilha de Man. Inesquecível foi a de Steve Hislop no TT de 1992. A Commando 961 LE “588” é dedicada a eles e ao seu caraterístico esquema de cores preto e cinzento. Para além da pintura, encontramos um motor preto, poisa-pés pretos, suspensão Öhlins preta, proteção da corrente em fibra de carbono, carenagem em fibra de carbono e jantes douradas. A capa do assento a condizer também tem um emblema comemorativo do 125º aniversário com o logótipo da edição limitada.

Fonte:https://nortonmotorcycles.com

No entanto, este não é o único modelo dedicado à 588, uma vez que o mesmo esquema de cores é também utilizado na V4SV e na V4CR, o que faz com que sejam três as motos a celebrar a lendária “rotativa”. A V4SV “588” partilha a mesma pintura de corrida, adicionando jantes OZ Racing anodizadas a ouro, em conjunto com o emblema comemorativo do 125º aniversário na parte superior do banco. A V4CR “588” também partilha a mesma pintura e as jantes OZ Racing anodizadas a dourado, juntamente com o emblema comemorativo do 125º aniversário na parte superior do banco, mas apresenta-se numa versão streetfighter.

Fonte:https://nortonmotorcycles.com

Preços e disponibilidade

E depois de tanta história e glamour, é altura de falar de dinheiro vivo. Se estiver interessado num dos exemplares da Commando 961, o cheque a passar é de 18.999 libras ou, ao câmbio atual, 21.850 €. Se, por outro lado, está enfeitiçado pelos modelos com o motor V4, o preço a pagar sobe e muito. A V4SV ‘588’ está disponível por £51.999 (€59.813), enquanto a V4CR ‘588’ exige £49.999 (€57.512). Caso isso não seja suficiente para si, pode sempre adicionar um escape de corrida que não é legal para circulação na via pública, mas que lhe permite ouvir o som livre do V4. As encomendas abrem a 22 de novembro, mas seja rápido a reservar um dos 125 exemplares que serão construídos, uma vez que atualmente só são aceites encomendas de residentes no Reino Unido. Para mais informações pode consultar o site oficial da Norton.

Tags: 125 anos2023NortonNoticias

Related

Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Honda EV Outlier Concept: A visão de um futuro elétrico sem fronteiras

Com a apresentação do EV Outlier Concept no Japan Mobility Show 2025, a Honda deixou claro que a eletrificação das duas rodas, para a marca, não passa por...

Read moreDetails

Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Suzuki Hayabusa Special Edition: A evolução contínua de um ícone das hipersportivas

A Suzuki apresentou a nova Suzuki Hayabusa Special Edition, reforçando a evolução de um dos modelos mais icónicos da história das motos de alta performance. Mais de duas...

Read moreDetails

Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

by Redação
Dezembro 17, 2025
0
Triumph amplia a gama 400: Duas novas interpretações entre Flat Track e Cafe Racer

A Triumph Motorcycles decidiu dar um passo firme na evolução da sua bem-sucedida gama 400 com a apresentação de dois novos modelos que reforçam a diversidade e o...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.