As motos eléctricas representam claramente o futuro da nossa paixão em duas rodas. Embora existam no mercado muitas e-motos e scooters com fins utilitários, quando os fabricantes lançam motos eléctricas concebidas para os amantes das motos, ficamos sempre curiosos. Já assistimos a uma série de lançamentos de fabricantes de todo o mundo e, agora, a marca chinesa Niu vai lançar a sua moto eléctrica RQi na Europa.
A Niu RQi não é de modo algum um conceito novo. Na verdade, já existe há quase quatro anos. Apresentada pela primeira vez na CES 2020 em Las Vegas, a RQi parecia promissora, com a sua impressionante potência de 40 cv e velocidade máxima de 160 km/h. Infelizmente, uma série de atrasos fez com que Niu não conseguisse lançar a moto e, eventualmente, a RQi foi reformulada para ser mais amigável para condutores principiantes. Em 2022, a RQi foi apresentada com uma potência inferior, semelhante à de uma moto de 125 cc – uma medida claramente destinada a satisfazer os condutores europeus principiantes com carta de condução A1.
Dito isto, parece que a Niu está agora finalmente pronta para lançar a RQi, pelo menos na Europa. Tal como a nova versão feita em 2022, a RQi, infelizmente, mantém os seus valores de desempenho para condutores principiantes com um motor elétrico de 7.500 watts que produz o equivalente a cerca de 11 cv de potência. O motor possui muito binário, com uns alegados 450 Nm que certamente levantarão bastantes expectativas. A Niu afirma que a RQi tem uma velocidade máxima de 110 km/h e consegue passar dos 0 para os 50 km/h em 2,9 segundos
Quanto à bateria, é alimentada não por uma, mas por duas unidades de 72 volts e 36 amperes-hora com uma autonomia combinada de cerca de 200 km por carga. A complementar o impressionante grupo motopropulsor está uma série de componentes de qualidade superior, como pneus Pirelli, uma pinça radial Brembo à frente e ABS de duplo canal. A Niu afirma que a RQi tem muito binário e que a inclusão de um sistema de controlo de tração mantém todo este binário controlado. Há também iluminação totalmente em LED, arranque sem chave e câmaras montadas à frente e atrás para maior segurança. Por último, tal como muitas motos eléctricas focadas na tecnologia, a RQi oferece localização por GPS.
Quanto ao preço e à disponibilidade, a Niu afirma que o RQi começará a chegar aos salões de exposição europeus no primeiro trimestre de 2024.