Em 2022, a MV Agusta revelou um modelo que muitos fãs e entusiastas certamente esperavam que se tornasse realidade. Na EICMA, o fabricante italiano revelou a Superveloce 1000 Serie Oro, uma moto com temática retro construída com base no modelo naked, Brutale 1000. Dito isto, 2023 chegou e passou, assim como a EICMA 2023, e parecia que a Superveloce 1000 não seria apresentada.
No entanto, tudo isto pode estar prestes a mudar, uma vez que Ben Purvis, da Cycle World, conseguiu descobrir documentos de homologação australianos que sugerem um modelo de produção completa da Superveloce 1000. Purvis entra em muitos detalhes sobre o suposto futuro modelo, por isso não deixe de conferir o artigo completo no link abaixo. Dito isto, vamos falar um pouco sobre a razão pela qual a MV Agusta Superveloce 1000 – caso se torne realidade – é uma moto tão importante não só para a MV Agusta, mas para a indústria de motos na sua totalidade.
Em primeiro lugar, a Superveloce 1000 Serie Oro é certamente uma máquina única, sendo a única moto supersport de inspiração retro no mercado. Claro que existe a Triumph Speed Triple 1200 RR, mas essa moto é em grande parte baseada no modelo RS e, obviamente, não tem uma carenagem completa. Como tal, a Superveloce 1000 será certamente um sucesso entre os motociclistas que procuram um toque de estilo retro, tudo isto sem comprometer minimamente a tecnologia de ponta e o desempenho.
Escusado será dizer que o segmento das superbikes está em plena expansão, com muitas máquinas potentes e de vanguarda. Motos como a BMW M 1000 RR, a Ducati Panigale V4 e a Aprilia RSV4 são todas pioneiras por direito próprio, mas são, na sua essência, feitas do mesmo tecido.
O que torna a MV Agusta Superveloce 1000 tão interessante é o facto de ser uma fusão de ícones da marca italiana. Por exemplo, temos a agora descontinuada superbike F4, uma das únicas superbikes com motor de quatro cilindros em linha de um fabricante italiano. Para além disso, a Superveloce 1000 utilizará, sem dúvida, a tecnologia de ponta da Brutale e da Rush 1000 – ofertas de topo do segmento naked da MV Agusta. Por último, mas certamente não menos importante, a Superveloce 1000 é o passo lógico a seguir à Superveloce 800.
Quando se trata de desempenho, a Superveloce 1000 pode muito bem e verdadeiramente sentar-se à mesa dos mais pesados. Está equipada com o mesmo motor quatro em linha de 998 cc da Rush e da Brutale, e está afinada para produzir uns impressionantes 205 cv às 13.000 rpm. O quadro também é partilhado com as suas irmãs naked, mantendo uma distância entre eixos compacta de 55,7 polegadas. Em termos de estilo, a Superveloce 1000 partilha muito em comum com a sua irmã mais pequena, com uma elegante carenagem completa e um único farol circular. Os elementos retro continuam até à traseira, com o seu design curto e compacto a conferir-lhe um ar de retro-racer. Quanto à carenagem, é muito mais larga e volumosa do que a da 800.
De momento, ainda não há qualquer palavra da MV Agusta sobre o lançamento da Superveloce 1000, e é de facto interessante que os documentos de homologação da moto tenham surgido na Austrália. Dito isto, é evidente que a moto está praticamente pronta para a produção, e é provável que seja apenas uma questão de tempo até vermos esta moto revelada em toda a sua glória.
Fonte:https://www.cycleworld.com/motorcycle-news/mv-agusta-superveloce-1000-production-ready/