Na EICMA 2022, a Kove fez a sua primeira aparição fora da China. O fabricante chinês de motos impressionou com a sua seleção de modelos, que incluía uma enduro, uma desportiva, uma naked e uma moto de rally inspirada na versão de competição. De facto, pouco tempo depois da sua estreia na EICMA, a Kove enfrentou o gigantesco desafio do Rali Dakar 2023, com as três motos a completarem o exigente desafio.
A Kove está a alargar constantemente os seus horizontes com a introdução da 450 Rally. Esta emocionante adição inspira-se nas formidáveis máquinas utilizadas no Rali Dakar, e aqui está o senão – é legal para circular na via pública. Inicialmente lançada na Europa, com especial incidência em Itália e na Suíça, a estratégia de preços da Kove é bastante apelativa, chegando a pouco menos de 9.000 €.
Vale a pena salientar que, em termos de potência pura, a Kove 450 Rally pode não ser a mais potente entre as suas congéneres. Por exemplo, a KTM, a Honda, a Yamaha, a GasGas e a Husqvarna têm todas cerca de 57 cv, o que as coloca numa gama semelhante. Com 52 cv de potência e 40 Nm, pode ir para a estrada com toda a confiança.
Com base nos dados fornecidos pelos concessionários italianos e suíços, a Kove parece ser uma proposta de valor atraente. Historicamente, os modelos 450 de rally e as réplicas do Dakar têm tido preços elevados, o que torna a acessibilidade da Kove uma vantagem notável. É uma opção interessante para os motociclistas que procuram combinar o desempenho inspirado no rali com a capacidade na via pública.
No que diz respeito aos componentes da Kove 450 Rally, é uma mistura de marcas de renome. A KYB fornece a suspensão, a Nissin trata dos travões, a Bosch fornece o sistema ABS e a Pirelli contribui com os pneus. No entanto, um aspeto notável é o modesto depósito de combustível de 15 litros da moto, o que pode levantar suspeitas dado o seu nome “Rally”. Isto significa que as viagens de longa distância entre paragens para reabastecimento podem não ser o seu forte. Em comparação, a KTM 450 Rally possui um depósito com mais do dobro da capacidade, com 33 litros, enfatizando a sua vantagem em termos de resistência para aqueles que procuram aventuras fora de estrada prolongadas.
A Kove afirma orgulhosamente que a 450 Rally pesa apenas 145 kg em seco. Mesmo quando carregada com combustível e fluidos, é pouco provável que ultrapasse os 180 kg. Esta ênfase em manter o peso baixo faz com que a moto se destaque na categoria de peso leve, o que pode ser uma vantagem significativa para os condutores que procuram agilidade e manobrabilidade, particularmente em ambientes todo-o-terreno.
Para mais informações pode consultar o site oficial da Kove.