Dois anos após o lançamento da revolucionária gama 2023, a KTM apresenta hoje os novos modelos SX 2025, concebidos para elevar ainda mais a fasquia do desempenho no competitivo segmento de motocross. As novas SX e SX-F são ainda mais fáceis de conduzir.
Em termos estéticos, as novas SX e SX-F distinguem-se pelos grafismos vermelhos e pretos, enquanto as superfícies cor de laranja e o assento preto – agora mais resistente – proporcionam um aspeto simples.
Em termos de ergonomia, as motos apresentam novos radiadores de plástico bi-composto na parte superior e inferior, que oferecem um novo aspeto e um arrefecimento melhorado. Também novo é o sistema de fixação do depósito ao quadro, que evita danos por desgaste ou fricção e optimiza a montagem e desmontagem do próprio depósito.
Sob os plásticos, a SX e a SX-F 2025 partilham as principais inovações introduzidas no final do ano passado com as versões SX-F FACTORY EDITION. De facto, o quadro apresenta um dimensionamento diferente na zona da cabeça de direção – mais flexível – uma nova fixação superior do monoamortecedor – mais rígida e ao mesmo tempo mais leve – e novas fixações do motor, mais leves e mais flexíveis. Isto resultou numa poupança de cerca de 300 gramas e numa alteração da resposta ao esforço, o que beneficia a agilidade nas secções mais difíceis e a estabilidade nas curvas. Também são novos o guia da corrente no braço oscilante e o pedal do travão, que é mais rígido e resistente do que anteriormente.
Os modelos 2025 também apresentam um design atualizado da manga de ligação entre a caixa do filtro e o corpo do acelerador. Trata-se agora de um design de peça única, que evita a deformação da própria conduta graças à utilização de materiais mais rígidos e resistentes.
No departamento de suspensão, a forquilha WP XACT AER tem uma configuração actualizada para corresponder às novas características de flexão do quadro, enquanto o monoamortecedor WP XACT está agora ligado ao braço oscilante com novas ligações mais leves, suaves e resistentes, desenvolvidas diretamente pela KTM Factory Racing Team.
A SX e a SX-F 2025 estão equipadas com pneus Dunlop GEOMAX MX34, que proporcionam o mais elevado nível de estabilidade e controlo em todas as condições e apresentam um novo composto de carcaça que melhora o amortecimento e a absorção, bem como aumenta a vida útil dos pneus em 30%. Além disso, a nova tecnologia Progressive Cornering Block aumenta a tração, a aderência e a distância ao solo.
Entrando nas especificações dos vários modelos, a principal novidade dentro da gama 2025 é o regresso da KTM 150 SX. Uma evolução natural da sua irmã mais nova, a KTM 125 SX, a nova moto foi especialmente desenvolvida para os condutores apaixonados por motos de 2 tempos em busca de desempenho acessível e uma excelente sensação de leveza.
Como em todas as KTM, uma ampla gama de PowerParts originais KTM foi desenvolvida para a nova MY25. Um deles é a Unidade de Conectividade Offroad (CUO), o sistema que pode ser usado para ajustar o comportamento do motor e a configuração do quadro através do aplicativo KTMconnect, dependendo das preferências do condutor. O CUO é composto por duas partes: uma unidade de controlo montada na forquilha direita – entre a placa de direção inferior e superior – e o sensor GPS incorporado no guarda-lamas dianteiro, que também está disponível como uma KTM PowerParts.
Os modelos SX e SX-F 2025 chegarão aos concessionários KTM a partir de junho de 2024.