A evolução está a avançar e a Honda, que sempre esteve muito empenhada no desenvolvimento de novos sistemas para a segurança dos motociclistas, apresentou recentemente um pedido de patente muito interessante. A primeira destina-se a contrariar o vento lateral; sabemos como este pode ser incómodo e, se for excessivamente forte, também muito perigoso.
Para fornecer este tipo de assistência à condução, a Honda imaginou conceber um dispositivo que se situa a meio caminho entre uma direção assistida e um amortecedor de direção rotativo. Um “dois em um” que ainda não foi visto numa moto e que deverá garantir uma reação imediata quando ocorrer uma situação que “desloque” a moto devido a uma forte rajada de vento lateral. O sistema envolve um atuador fixado atrás da cabeça de direção e ligado à placa de direção; o resto terá de ser tratado pelo sistema eletrónico que, ao detetar o movimento anormal, actuará para o contrariar. Tudo isto graças à unidade de controlo eletrónico que recebe informações sobre velocidade, aceleração, ângulo de direção, radar e até uma câmara com o objetivo de compreender as intenções da moto e do condutor.
Curiosamente, para o fazer, o computador divide a faixa de rodagem em várias “faixas virtuais” estreitas, representadas por linhas a tracejado nos desenhos da patente, e tenta manter a moto dentro de uma dessas faixas.
A outra ideia que deu origem ao pedido de patente é um sistema de punhos de guiador que vibram. O objetivo é oferecer um alerta quando necessário; será ativado quando se atravessar involuntariamente a faixa de rodagem e pode também oferecer um aviso se houver um veículo num ângulo morto. Um sistema semelhante ao que já vimos em automóveis que oferecem um aviso “tátil” ao condutor através do volante.