A Honda R&D Investment, sediada na China, anunciou um investimento para estabelecer a Honda Motorcycle Sales (Shanghai) Co., Ltd., com o objetivo principal de vender motos de média e grande cilindrada na China. A nova empresa foi fundada no final de dezembro de 2023, terá sede em Xangai e deverá iniciar as suas actividades em 1 de abril de 2024, de acordo com informações divulgadas pelos meios de comunicação social ocidentais e japoneses.
A notícia poderia até passar despercebida se não fosse o facto de o concessionário chinês estar a expandir-se cada vez mais para a gama de 500 cc e, além disso, as motos desportivas serem bastante populares neste mercado com cerca de 800 000 unidades por ano no segmento de mais de 200 cc.
Nos últimos anos, os construtores chineses apresentaram vários modelos desportivos de quatro cilindros nos salões nacionais, por vezes com motores e soluções técnicas e de estilo inspiradas noutros modelos japoneses ou ocidentais. Esta aposta nos modelos desportivos de quatro cilindros pode ter ajudado a convencer a Honda a entrar no mercado de forma mais decisiva e direta com os seus próprios produtos, uma escolha que a levaria a enfrentar a QJ Motor, a VOGE, a Kove ou a Zonsen, mas também a CFMOTO, que, para além da 675 de três cilindros para o mercado mundial, tem também um quatro cilindros de 500 cc já apresentado como protótipo.
A Honda já está presente no mercado chinês com a CBR650R, uma moto que provavelmente… inspirou alguns concorrentes, mas com esta nova empresa – segundo os rumores – espera-se algo específico para o mercado chinês. Quais serão os modelos escolhidos, quais os segmentos a atingir e se as motos terão novos designs ou adaptações de designs existentes, ninguém pode dizer de momento. Só o início das operações da nova empresa esclarecerá em que direção o gigante japonês pretende avançar.