A GM e a Honda iniciaram a produção de sistemas de células de combustível de hidrogénio nas instalações de produção da sua parceria 50-50, Fuel Cell System Manufacturing LLC (FCSM) – a primeira parceria de produção em grande escala para construir células de combustível.
A instalação de 70.000 pés quadrados já criou 80 empregos, desde que foi estabelecida pela primeira vez em Michigan em janeiro de 2017, com base num investimento conjunto de $85 milhões (€99m/ £72,3m). As soluções de energia de hidrogénio de classe mundial que estão a ser construídas na FCSM a partir de janeiro serão utilizadas por ambas as empresas em várias aplicações de produtos e empreendimentos comerciais.
A GM e a Honda são a primeira parceria de fabrico de sistemas completos de células de combustível a iniciar a produção em volume de células de combustível para transportes e não só: “Iniciamos o processo com matérias-primas para a membrana e o elétrodo até aos sistemas completos. O investimento e o empenho contínuos de ambas as empresas estão a impulsionar o nosso sucesso na FCSM. Este compromisso alinha-se com a nossa missão de fabricar sistemas de células de combustível de hidrogénio de alta qualidade, duradouros e acessíveis para uma vasta gama de aplicações e clientes.”
“Integrámos os pontos fortes da Honda e da GM para criar o sistema de produção mais capaz nesta joint venture”, afirmou Tetsuo Suzuki, vice-presidente da FCSM. “Trouxemos uma mentalidade de produção em massa com atenção aos detalhes e um foco na alta qualidade, e agora estamos prontos para atender às necessidades dos clientes para as futuras aplicações da tecnologia de células de combustível e o início da era do hidrogénio.”
Os engenheiros da Honda e da GM começaram a trabalhar em 2013 no co-desenvolvimento do sistema de células de combustível da próxima geração. Para além de melhorar o desempenho, as empresas colaboraram para duplicar a durabilidade em comparação com a pilha de combustível Honda Clarity de 2019, utilizando materiais resistentes à corrosão e melhorando o funcionamento a baixa temperatura.
Juntas, as duas empresas também se concentraram em reduzir os custos de desenvolvimento e fabrico, aproveitando as economias de escala, avançando no design da célula, simplificando o equipamento auxiliar de apoio, utilizando fontes comuns e reduzindo a utilização de metais preciosos dispendiosos. O fabrico dos novos sistemas de pilhas de combustível será, por conseguinte, dois terços mais barato do que o do Honda Clarity Fuel Cell de 2019.
Foram também envidados esforços significativos na FCSM para garantir os mais elevados níveis de qualidade, melhorando simultaneamente a produtividade do fabrico. O empreendimento incorpora muitos métodos pioneiros para automatizar a produção de montagem de eléctrodos de membrana e a montagem de pilhas de células de combustível.
O Sistema de Pilhas de Combustível é uma parte fundamental da ambiciosa abordagem “Tripla Ação para Zero” da Honda para o seu objetivo global de impacto ambiental zero até 2050, não só através dos seus produtos, mas também através de todo o seu ciclo de vida, incluindo as actividades empresariais.
Neutralidade de carbono para todos os produtos e actividades empresariais da Honda até 2050.
Circulação de recursos – A utilização de materiais 100% sustentáveis para criar uma economia circular permitirá à Honda reciclar ou reutilizar todos os materiais dos seus veículos, reprocessá-los de volta a matérias-primas e reutilizá-los na criação de novos produtos.
Utilização de energia limpa e renovável, incluindo a eletrificação e o hidrogénio.
A Honda irá expandir as aplicações do novo sistema de células de combustível para além dos FCEVs, para várias aplicações internas e externas, servindo assim para estimular a procura de hidrogénio e facilitar a neutralidade de carbono da sociedade através da sua utilização.
A Honda Motor Europe estreou um protótipo do sistema de pilha de combustível de hidrogénio da próxima geração na Semana Europeia do Hidrogénio em Bruxelas, em novembro de 2023. Durante os cinco dias do evento, recebeu mais de 100 pedidos de informação de visitantes de várias indústrias da região.
A Honda pretende estimular a procura de hidrogénio através da expansão da sua aplicação a produtos e empresas, concentrando-se em quatro áreas de aplicação, incluindo FCEVs e veículos comerciais, centrais eléctricas fixas e maquinaria de construção.
“O interesse pelo sistema de células de combustível da próxima geração foi incrível quando foi apresentado em Bruxelas”, afirma Ingo Nyhues, Diretor-Geral Adjunto, Planeamento e Desenvolvimento de Negócios na Europa, Honda Motor Europe. “O hidrogénio, enquanto portador de energia, é ideal para uma multiplicidade de indústrias e estas estão a retribuir, com muitas novas oportunidades, potenciais parcerias e caminhos a apresentarem-se. Os sistemas de células de combustível são um componente chave na nossa jornada em direção a um futuro de impacto ambiental zero e podem ajudar uma série de indústrias a atingir os seus próprios objectivos.”