Não deve ser surpresa para ninguém que a investigação e o desenvolvimento de alguns das motos eléctricas com melhor desempenho do mundo não é brincadeira. Conceber, desenvolver e fabricar baterias e motores eléctricos pode levar anos e requer inúmeros recursos.
É exatamente isto que se passa nos bastidores da Energica. O fabricante italiano de motos eléctricas tem vindo a trabalhar com o gigante tecnológico alemão Siemens há já algum tempo e acaba de anunciar que a parceria foi renovada por mais três anos.
A Energica tem vindo a utilizar as soluções de software avançadas da Siemens para desenvolver e testar a sua tecnologia de baterias – um componente vital na concepção de baterias para veículos eléctricos de elevado desempenho. Mais especificamente, o software avançado de simulação 3D e CFD (Computational Fluid Dynamics) da Siemens permitiu à Energica otimizar o desempenho da bateria dos seus modelos.
Atualmente, a Energica utiliza toda uma lista de soluções de software avançado da Siemens. Por exemplo, o NX da Siemens é um software CAD (desenho assistido por computador) avançado que permite aos projectistas desenhar e testar virtualmente várias configurações – no caso da Energica, relativas à bateria da moto. Entretanto, o Simcenter Amesim da empresa permite que os engenheiros de design avaliem e optimizem virtualmente o desempenho.
E quando este é utilizado juntamente com o software Simcenter STAR-CCM+ CFD, os engenheiros podem efetuar testes virtuais em baterias que funcionam em condições simuladas do mundo real. De acordo com a Siemens, a sua tecnologia de conceção e teste ajuda as empresas a reduzir o desenvolvimento até 75% em comparação com as abordagens CFD típicas.