Nos registos da história das corridas de motos, algumas máquinas destacam-se como inovações revolucionárias que ultrapassaram os limites do desempenho e da tecnologia. Estas máquinas criaram um nicho como bons exemplos de progresso, e alguns destes exemplos destacam-se por iniciarem um novo capítulo e reescreverem o que é possível para se tornarem lendas agora.
Entre estas lendas está a Ducati 125cc Four Cylinder Grand Prix de 1965, uma moto de competição que redefiniu o que era possível tecnologicamente na altura. É uma moto de que poucos teriam ouvido falar ou mesmo considerado a Ducati mais cara, tendo em conta a capacidade cúbica de uma moto de viagem moderna, quanto mais de uma moto da famosa marca italiana. Mas, por outro lado, é uma moto tão única que gastar mais de 500.000 dólares pode não ser suficiente.
Uma viagem pela memória dos arquivos electrónicos dir-lhe-ia que a Ducati já estava a fazer nome no mundo das corridas nos anos 60, graças ao seu sucesso em classes de cilindrada mais pequenas. O Grande Prémio de 125 cc e quatro cilindros foi um testemunho das capacidades de engenharia da Ducati e da sua determinação em competir nos níveis mais elevados das corridas de motos da época. Equipada com um revolucionário motor de quatro cilindros, o fabricante italiano fez uma aposta arrojada. O tamanho compacto do motor e a natureza de alta rotação deram à Ducati de 125 cc uma vantagem significativa em termos de potência e desempenho geral. Mas o que é que realmente a torna tão preciosa para obter o preço mais elevado de sempre por uma Ducati antiga?
A Ducati 125cc Four Cylinder Grand Prix de 1965 surgiu após anos de desenvolvimento de motores monocilíndricos e bicilíndricos. Em 1954, a Ducati recrutou o engenheiro Fabio Taglioni para supervisionar os seus programas de competição e desenvolvimento. Taglioni concebeu a primeira máquina de competição monocilíndrica da Ducati, como a 100 Gran Sport, que foi lançada no ano seguinte. O que diferenciava esta moto era a came à cabeça do motor, que era accionada por um eixo vertical e engrenagens cónicas.
Aumentando o desempenho do motor, esta tecnologia foi depois transportada para as motos de corrida de 125 cc com duas e três câmaras da Ducati. A moto de tripla câmara também apresentava o famoso acionamento de válvulas “Desmodrómico” de Taglioni, uma peça de tecnologia que praticamente definiu os designs de motores posteriores do fabricante italiano.
À medida que a história progredia desde os primeiros anos de Taglioni com a Ducati, foi em 1958 que a Ducati introduziu um motor bicilíndrico de 125 cc em Monza, durante a ronda final do Campeonato do Mundo. Estes dois cilindros podiam produzir resultados, ganhando Grandes Prémios, mas não conseguiam acompanhar o sucesso consistente das MV. Na década de 1960, os fabricantes japoneses aumentaram ainda mais a fasquia ao trazerem a tecnologia multi-cilindros para as classes de peso leve. Isto levou Taglioni a desenvolver um motor de quatro cilindros de 125 cc.
Com o motor redescoberto em 1989 e o quadro um pouco mais tarde, Giancarlo Morbidelli e a sua equipa trabalharam para reconstruir a Ducati 125cc Four Cylinder Grand Prix. O próprio Morbidelli reconstruiu o depósito de combustível e mais peças, enquanto os travões, forquilhas e discos eram semelhantes aos originais. Por volta de 2000, a Ducati 125 Four totalmente restaurada foi colocada em exposição, tendo sido utilizada vezes sem conta.
Não é apenas a singularidade e a raridade desta moto, mas também a história aventureira da sua criação, que quase se perdeu e foi totalmente restaurada muitos anos depois, que tornou a Ducati 125cc Four Cylinder Grand Prix especial. Também representa algumas novidades tecnológicas para a marca italiana. A moto foi a primeira moto de quatro cilindros da Ducati e a primeira da marca a utilizar quatro válvulas por cilindro. Tendo em conta a sua elevada gama de rotações, foi também equipada com uma caixa de oito velocidades.
A Bonhams estima que o valor da moto se situe entre £400.000 – £600.000 ou o equivalente a $500.000 – $760.000. Esta é a avaliação mais elevada que qualquer Ducati alguma vez alcançou.
Fonte:https://www.hotcars.com/most-expensive-ducati-auction/