O segmento das motos de aventura está repleto de opções para condutores de todas as origens. Naturalmente, no topo da lista de produtos estão fabricantes como a icónica BMW GS, a Ducati Multistrada e a gama KTM Adventure. No entanto, os motociclistas principiantes que procuram uma moto com um orçamento limitado têm agora uma variedade de opções, muitas das quais vêm de fabricantes chineses como a Kove.
Já falámos anteriormente sobre a 800X Adventure, a moto de média cilindrada premium da Kove. Desta vez, o jovem fabricante chinês está a tentar conquistar o segmento de entrada de gama com a nova 510X Adventure. O segmento ADV de 500cc já foi dominado pela Honda CB500X. Atualmente, no entanto, a CB500X, recentemente rebaptizada NX500, é acompanhada por muitas motos chinesas, como a Benelli TRK502, a CFMOTO 450MT e, agora, a Kove 510X Adventure. Como esperado, o novo modelo de aventura da Kove segue uma fórmula testada e comprovada, e apresenta uma tecnologia que é muito semelhante à dos seus concorrentes.
Para começar, tem um motor bicilidnrico de 498 cc, arrefecido a líquido e com injeção de combustível. Produz uns respeitáveis 47,6 cavalos de potência e 45 Nm de binário, o que se enquadra perfeitamente nos parâmetros de licenciamento A2. Tem uma velocidade máxima de 170 km/h. Por baixo da superfície, a moto tem um quadro básico em tubo de aço, mas tem um braço oscilante em alumínio de alta qualidade para manter o peso não suspenso baixo. A suspensão dianteira é uma forquilha invertida ajustável de 41 milímetros da KYB, enquanto o amortecedor traseiro é um monoamortecedor progressivo totalmente ajustável – material sofisticado para o segmento.
A nova Kove 510X tem rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 17 polegadas e pneus Metzeler. Quanto aos travões, tem travões dianteiros duplos que se fixam em discos de 298 milímetros e um travão traseiro de pistão único. Com o seu depósito de combustível de 20 litros cheio até ao limite, a Kove afirma ter um peso de 205 kg, o que é bastante normal para o segmento.
Em termos de estilo, a Kove 510X apresenta uma carenagem angular, um para-brisas alto, luzes LED e barras de proteção de série. O seu preço é substancialmente mais baixo do que o das suas principais rivais, 6.990 Euros, pelo que é provável que seja uma opção atractiva para os motociclistas mais jovens que pretendem percorrer as estradas e os trilhos ocasionalmente com um orçamento limitado.
Ja existe essa mota por cá. E já há alguns anos. Chama-se Macbor XR5. E vai continuar a chamar-se assim…