• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Impressão 3D está a dar nova vida a motociclos centenários

by Daniel Rhodes
Abril 26, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Impressão 3D está a dar nova vida a motociclos centenários

Source: Rideapart/Farsoon Technologies | The Pennsylvania 8 Custom built

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Manter motociclos clássicos a circular é uma verdadeira prova de dedicação. Para além do charme inegável de ouvir um motor em V antigo ganhar vida ou de sentir o funcionamento cru de uma caixa de velocidades manual, a realidade é que restaurar estas máquinas é um desafio enorme: encontrar peças originais é, muitas vezes, missão impossível.

Marcas como Harley-Davidson ou Indian, produzidas antes da Segunda Guerra Mundial, têm hoje peças raríssimas. Muitas componentes simplesmente desapareceram com o tempo ou encontram-se demasiado frágeis para serem reutilizadas. Apesar das buscas incessantes em feiras e leilões, resta a muitos entusiastas enfrentar a dura realidade: sem uma peça essencial, o restauro fica parado.

RelatedPosts

O regresso das sport bikes confortáveis: equilíbrio entre desempenho e versatilidade

Chiba implementa legislação inovadora para estacionamento de motociclos

Nova vaga de Superdesportivas tem «identidade» diferente e não apaga da memória algumas referências históricas

É aqui que a tecnologia moderna faz toda a diferença.

Embora os puristas possam torcer o nariz, a impressão 3D em metal tornou-se uma solução cada vez mais popular para dar nova vida a motociclos históricos. Uma das empresas a liderar este movimento é a Competition Distributing LLC, sediada na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A sua filosofia é clara: preservar a autenticidade das motos, mas garantir que são fiáveis e seguras para andar na estrada. Para isso, recorrem à mais recente tecnologia da Farsoon Technologies, em particular à impressora 3D FS200M-2, equipada com dois lasers de alta precisão.

‘Há peças que não são fabricadas há quase um século. Se desaparecem, só recriando é que conseguimos manter estas motos vivas’, explica Sean Jackson, responsável de operações da empresa.

Antes de apostarem na impressão 3D em metal, a Competition Distributing experimentou soluções em polímero e recorriam a fundição tradicional. Mas estes processos revelaram-se demasiado lentos, dispendiosos e nem sempre adequados à complexidade dos desenhos antigos. Em finais de 2024, decidiram então investir numa solução própria de fusão a laser em leito de pó (LPBF).

Desde então, o ritmo de produção acelerou drasticamente: peças que antes demoravam meses a reproduzir agora são feitas em poucos dias.

Entre os projectos emblemáticos destaca-se a reprodução de uma cabeça de motor inspirada num modelo de 1928 da Rudge Cycle Co., impressa em liga de alumínio AlSi10Mg, resistente e leve. Outro exemplo de excelência é “The Pennsylvania 8”, uma motocicleta restaurada onde várias peças em 3D convivem discretamente com elementos originais.

Além do tradicional aço inoxidável 316, a empresa trabalha agora com materiais como alumínio, aço inoxidável 17-4 e até titânio, abrindo novas possibilidades para componentes estruturais e peças de carga elevada.

O desafio não é apenas técnico: adaptar geometrias irregulares e assimétricas, próprias da engenharia de há 100 anos, obrigou a meses de ensaios e afinações. Com o apoio da equipa técnica da Farsoon e ferramentas de controlo remoto, a Competition Distributing encontrou o equilíbrio perfeito entre tradição e inovação.

Se por um lado os mais puristas podem questionar a pureza do restauro, para muitos entusiastas a prioridade é clara: manter estas máquinas únicas vivas, funcionais e, acima de tudo, fiéis ao seu espírito original.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho da Competition Distributing ou procurar aquela peça rara que falta no seu projeto, pode explorar o catálogo disponível no site oficial da empresa — talvez encontre a chave para devolver à vida a sua clássica de sonho.

Source: Rideapart

Tags: Notícias Motociclismo

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.