Desta vez fomos até Málaga, para a apresentação da novíssima moto da BMW. Mas este não é um modelo qualquer, é o aquele com que a marca alemã vai tentar fazer mossa num segmento onde até agora não eram competitivos. Isso mudou, radicalmente!
Esta é uma moto 100% desenvolvida a pensar no enduro e no todo-o-terreno mais exigente. O foco desta F900GS nem sequer é o Touring (apesar de ser uma excelente proposta Tourer) é o off-road. Esta moto está 14 quilos mais leve, é mais potente, mais estreita, e apresenta uma nova ergonomia face às motos anteriores. Para mim, que tenho 1.87m, a altura do assento até acaba por ser baixa de mais, mas todos os que possuem uma estatura mais baixa – ou não estão confiantes nas suas habilidades fora de estrada – vão adorar. Neste modelo fizeram ao contrário do normal, a BMW disponibiliza um assento mais alto para quem quiser.
MAS É REALMENTE BOA?
A pergunta que todos querem saber: é boa no todo-o-terreno? A resposta é um confiante: sim! Até vou mais longe, concorre diretamente com as rainhas do segmento e em muitas áreas é até superior. A concorrência é feroz: Ducati Desert X, Triumph Tiger 900, Husqvarna Norden 901, KTM 890 e com certeza que vai roubar vendas à rainha Yamaha Ténéré e às suas concorrentes como a Aprilia Tuareg , etc, etc…
Digo isto porque é mais estreita que todas as aqui referidas e o motor é cheio e bastante equilibrado. Quem tem uma 700 e se queixa que precisava de um bocado mais de potência para ultrapassar, aqui a tem! E ao mesmo tempo, não é potência a mais para o todo-o-terreno.
A distribuição de peso desta F900GS é realmente impressionante. Onde a maior parte das concorrentes falha é no alto centro de gravidade, especialmente a DesertX e a Ténéré, e em termos de centro de gravidade esta F900GS é praticamente perfeita. Depois, foi-nos dito que uma das maiores preocupações foi mesmo a distribuição de peso entre as rodas… conseguiram um equilíbrio e uma distribuição de peso combinada com um excelente chassis, que tem como principal característica o controlo em situações em que o perdemos. Ou seja, se a moto escorrega a culpa é nossa e sabemos exatamente o que aconteceu, e é daquelas motos em que se a coisa correu mal, foi por nossa culpa.
COMPETITIVA MAS FÁCIL
Tudo funciona como deve funcionar. E a facilidade de utilização é um ponto muito forte, tanto pelo banco como pelo depósito estreitos, que fazem com que seja menos intimidante para os inexperientes e que seja mais fácil de conduzir com botas de enduro. Até a parte eletrónica ajuda, pois é das mais simples e de fácil utilização. Tem por exemplo um botão do lado esquerdo do guiador onde basta pressionar por alguns segundos e desliga o Cruise Control, como a roda que nos dá acesso à navegação dos menus, típica da BMW.
Muito fácil e um ponto excelente é a facilidade do ajuste do seletor das mudanças. Em qualquer outra marca, caso queiramos ajustar o seletor mais para cima ou para baixo temos duas opções, ou demoramos bastante tempo cada vez que queremos ir andar com botas de enduro a colocar o seletor mais para cima, ou temos de comprar um seletor novo. Aqui temos o melhor dos dois mundos. Com apenas uma chave é possível ajustar o seletor tanto em altura como em comprimento. Parabéns, BMW.
O QUE MELHORAR?
No campo das coisas a melhorar, e visto que nenhuma moto é perfeita, gostava que esta (e os outros modelos BMW) tivesse botões no guiador retro iluminados, ou pelo menos o botão dos 4 piscas. E gostaria que a proteção do cárter fosse mais robusta. Mas quando sabemos que as críticas são apenas estas duas, é quando se tem noção do quão boa esta moto é!
Em relação aos extras, em vez de quatro packs como já tem vindo a ser costume na BMW, os responsáveis disponibilizam apenas dois para simplificar as coisas. O Pack Dynamic e o Pack Enduro Pro. Se quiserem saber mais detalhes vão ao site www.bmw-motorrad.pt, mas faço um grande destaque para o facto de, no Pack Enduro Pro, que custa sensivelmente mais 1.500 €, vem com suspensões Showa e amortecedor ZF que são completamente ajustáveis. Tenham em conta que a suspensão e o amortecedor são dos melhores ‘upgrades’ que podem fazer numa moto de todo-o-terreno e em sítio nenhum o conseguem por 1.500 €. Na minha opinião, uns ‘crash bars’ são imprescindíveis visto que as quedas em todo-o-terreno são uma realidade. Basicamente a moto fica perfeita para as aventuras mais radicais que possam imaginar.
DESTAQUES
4 quilos mais leve / Nova ergonomia / Mais potente / Mais estreita / Seletor de mudanças ajustável
2 PACKS Disponíveis:
Pack Dynamic: Quickshifter; Modos de condução
Pack Enduro Pro: Suspensão Showa e amortecedor ZF; Corrente Endurance; Proteções dos punhos; Guiador Elevado
Resumindo, a BMW entra assim num novo segmento com uma moto que está, na minha opinião, mais capaz que a maior parte da concorrência e vai fazer mossa na concorrência. No fundo, a BMW não tinha uma moto forte até agora neste segmento e isso irá demorar algum tempo, e é daquelas coisas que apenas o futuro dirá, mas a avaliar pelas suas capacidades é realmente uma moto impressionante.
BMW F900GS
MOTOR 2 cilindros em linha, 8 válvulas, refrigeração líquida
CILINDRADA 895 cc
POTÊNCIA 105 cv (77 kw) @8.500 rpm
BINÁRIO 93 Nm @6.500 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 14,5 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha invertida de 43 mm, curso de 230 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor, curso de 215 mm
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 305 mm, pinças de 2 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco de 265 mm, pinça de 1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO 90/90-21
PNEU TRASEIRO 150/70 R 17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.585 mm
ALTURA DO ASSENTO 870 mm
PESO 219 kg
P.V.P. (desde) 14.450 €