A Bosch, conhecida pelas suas inovações tecnológicas no sector automóvel, está a desenvolver um dispositivo de controlo avançado para motos, concebido para melhorar a segurança e a coordenação durante as viagens em grupo. Recentemente, as patentes revelaram pormenores técnicos sobre este novo sistema, que promete revolucionar a experiência de condução em grupo.
O dispositivo de controlo da Bosch utiliza uma combinação de sensores, comunicação veículo-veículo (V2V) e algoritmos avançados para monitorizar e ajustar automaticamente a formação dos motociclistas num grupo. O principal objetivo é manter uma distância segura entre as motos, assegurando que cada motociclista está ciente da posição e das intenções dos outros membros do grupo.
Os sensores integrados no sistema incluem câmaras, radares e LIDAR, que, em conjunto, criam uma visão abrangente do ambiente em redor das motos. Estes sensores são capazes de detetar obstáculos, alterações na velocidade de veículos próximos e a posição exacta de cada moto dentro do grupo.
A comunicação V2V permite que as motos partilhem informações em tempo real, como a velocidade, a direção e a travagem. Isto não só melhora a coordenação do grupo, como também ajuda a evitar colisões, alertando automaticamente os condutores para possíveis perigos e ajustando a sua formação conforme necessário.
Além disso, o sistema Bosch incorpora uma interface de utilizador intuitiva, que fornece feedback visual e auditivo aos condutores. Por exemplo, se uma moto se aproximar demasiado da outra, o sistema emite um alerta, sugerindo uma correção da distância. A interface também pode apresentar recomendações de trajectos e avisos de condições de estrada adversas.
Um dos aspectos mais inovadores deste dispositivo é a capacidade de ajustar automaticamente a aceleração e a travagem de cada moto, mantendo a formação desejada sem exigir intervenções constantes dos condutores. Isto é particularmente útil em situações de tráfego intenso ou em estradas sinuosas, onde manter uma formação consistente pode ser um desafio.
A patente também sugere que o sistema pode ser integrado com tecnologias de piloto automático, permitindo que as motos sigam uma rota predefinida como um grupo com o mínimo de intervenção do condutor. Esta caraterística é especialmente interessante para viagens de grupo longas, proporcionando uma experiência mais relaxada e segura.
Fonte:https://www.rideapart.com