A Ducati celebra a conquista dos títulos de MotoGP, WorldSBK e WorldSSP com a criação de cinco séries especiais Panigale em edições de colecionador, inspiradas pelas Desmosedici GP de Francesco Bagnaia, Jorge Martín e Marco Bezzecchi, a Panigale V4 R de Álvaro Bautista e a Panigale V2 de Nicolò Bulega. As Panigale V4 dedicadas a Bagnaia e a Bautista terão o esquema de cores em amarelo com o qual os dois campeões correram em Misano no Grande Prémio e na ronda de SBK, celebrando uma cor icónica na história da Ducati e tornando-se assim ainda mais icónicas.
As motos foram apresentadas durante a conferência de imprensa que antecipou o evento “Campioni in Festa”, com o qual a Ducati celebrou o seu histórico sucesso juntamente com os seus entusiastas.
2023 foi um ano incrível para a Ducati: nenhum outro fabricante de motos foi capaz de vencer nos Campeonatos do Mundo de MotoGP® e WorldSBK® por dois anos consecutivos. Um resultado de sonho, complementado com a conquista do título Mundial de Supersport e os segundo e terceiro lugares na tabela do Campeonato do Mundo de MotoGP, que se obtiveram graças ao excecional trabalhos de engenheiros, equipas e pilotos. Um triunfo que a Ducati quer celebrar com cinco motos únicas, verdadeiras joias em edições limitadas e numeradas.
Cada exemplar individual da série será tornado único pelo autógrafo original do piloto colocado no depósito, uma assinatura que será depois protegida como uma camada de verniz transparente. As cinco réplicas celebram os números de corrida dos pilotos a quem são dedicadas: o 63 de Pecco Bagnaia, o 19 de Álvaro Bautista, o 89 de Jorge Martín, o 72 de Marco Bezzecchi e o 11 de Nicolò Bulega.
Tal como as motos de competição em que se inspiram, as Panigale 2023 Racing Replicas são disponibilizadas apenas em configuração monolugar. Cada uma é embelezada com uma mesa de direção em alumínio gravada a laser com o nome do modelo e o número progressivo, bem como uma chave dedicada e animação para o painel ao ligar a ignição. Para além disto, o assento é feito de um material especial, com o logótipo do piloto exibido tal como na moto de corrida.
A Panigale V4 Bagnaia 2023 World Champion Replica é inspirada pelo esquema de cores mais exclusivo da época 2023, o Ducati Yellow com o qual a Desmosedici GP do Ducati Lenovo Team correu no Grande Prémio de S. Marino e da Riviera di Rimini GP em Misano. A produção é limitada a 263 unidades.
A Panigale V4 Bautista 2023 World Champion Replica exibe a cor Ducati Yellow da Panigale V4 R com a qual Álvaro correu nas rondas de Misano e na corrida 2 em Jerez de la Frontera. O esquema de cores, especificamente, é inspirado por aquele com que Bautista se tornou Campeão do Mundo de WorldSBK pela segunda vez, em Jerez. Além disto, tal como a Panigale V4 R à qual foi buscar inspiração, é incrementada por um depósito de combustível em alumínio escovado, asas em fibra de carbono e jantes em alumínio forjado da Marchesini em cinzento claro. A produção é limitada a 219 unidades.
A Panigale V4 Martín 2023 Racing Replica leva as cores oficiais da Desmosedici GP da equipa Prima Pramac, tornada ainda mais única pelo guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono. A produção é limitada a 189 unidades.
A Panigale V4 Bezzecchi 2023 Racing Replica é inspirada pelo esquema de cores em amarelo e negro da Desmosedici GP da equipa Mooney VR46. A produção é limitada a 72 unidades.
Estas quatro Panigale V4 são baseadas no modelo “S”, e são enriquecidas por vários componentes Ducati Performance que as tornam ainda mais valiosas e eficazes em estrada e em pista. O equipamento técnico conta com a adoção da embraiagem a seco de nove discos STM-EVO SBK e do silenciador homologado Akrapovič, que é 2 kg mais leve que o silenciador standard da Panigale V4. O sistema de travagem Brembo é incrementado com pinças Stylema® R e bomba MCS com ajuste remoto. Os poisa-pés ajustáveis são Rizoma em alumínio. O para-brisas é a versão racing.
Outros pormenores técnicos que caracterizam estas motos especiais são o escudo térmico para os coletores de escape traseiros, a tampa do alternador, o guarda-lamas traseiro e as condutas dos travões dianteiros, tudo feito em fibra de carbono. Também em fibra de carbono, combinada com titânio, é a proteção para o monobraço oscilante.
Todas as motos Panigale V4 Replica são tornadas ainda mais próximas da motos de competição em que se inspiram graças a uma série de acessórios, tais como a tampa da embraiagem aberta em fibra de carbono*, os kits para a remoção o porta-matrícula e os espelhos*, o tampão do depósito racing em alumínio* e o módulo GPS que permite exibir no painel de instrumentos os tempos por volta e os parciais obtidos em pista.
A Panigale V2 Bulega 2023 World Champion Replica exibe as cores vermelho/negro da Panigale V2 da equipa Aruba.it Racing WorldSSP, com a qual Nicolò Bulega venceu o título mundial. A produção é limitada a 111 unidades.
A Panigale V2 também recebe suspensões e amortecedor de direção Öhlins e silenciadores racing da Akrapovič *, que aumentam a potência máxima em 2,5% e o binário máximo em 2%, contribuindo ainda para reduzir o peso da moto em 5 kg, bem como uma bateria de iões de lítio. Os poisa-pés Rizoma são ajustáveis, feitos em alumínio a partir do bloco. Os guarda-lamas dianteiro e traseiro, proteção de corrente, tampa da embraiagem, proteção do braço oscilante e proteção do amortecedor são em fibra de carbono. A Panigale V2 dedicada a Bulega pode também ficar ainda mais próxima da moto de competição com o kit de remoção do porta-matrícula e dos espelhos*, e o tampão do depósito racing*.
Cada moto vem com certificado de autenticidade e será entregue numa caixa de transporte em madeira com grafismos dedicados e capa para a moto customizada.