• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Voge – novo sistema de estabilidade para ajudar a manobrar e estacionar motos

by Redação
Dezembro 15, 2023
in Destaque Comércio
0
Voge – novo sistema de estabilidade para ajudar a manobrar e estacionar motos

Fonte:https://vogeportugal.pt

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Voge está a desenvolver um novo sistema de estabilidade para ajudar a manobrar e estacionar motos.

Nos últimos anos, temos visto várias versões de motos com equilíbrio automático, desde os conceitos Riding Assist da Honda até aos projectos Motoroid e AMSAS da Yamaha, todos baseados em máquinas capazes de se orientarem a si próprias e de utilizarem conjuntos impressionantes de sensores de giroscópio e de inclinação para se manterem na vertical a baixa velocidade ou mesmo quando estão paradas. Até a Harley-Davidson trabalhou na sua própria versão da ideia. A empresa-mãe da Voge, a Loncin, apresentou um pedido de patente para um sistema que pretende resolver alguns dos mesmos problemas simplesmente com um par de rodas amovíveis que se assemelham muito às rodas de treino de uma bicicleta de criança.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Fonte:https://www.cycleworld.com

O objetivo é fabricar motos que não caiam quando estão paradas ou em movimento a uma velocidade muito baixa, quer sejam empurradas ou quando estão a arrancar ou a parar. É muitas vezes o momento de maior nervosismo para um novo condutor de motos, e tanto os desenvolvimentos japoneses como as rodas extra extensíveis da Voge pretendem eliminar esse risco a baixa velocidade. Por isso, embora possa parecer ridículo, a ideia tem mérito. Existem mesmo soluções pós-venda semelhantes a esta já no mercado – o LegUp LandinGear, por exemplo – destinadas a ajudar os condutores que, talvez devido a uma deficiência, não conseguem suportar o peso das suas motos mas não querem deixar de conduzir.

A ideia de Loncin é um pouco mais complexa do que a simples instalação de rodas de treino eléctricas que se estendem ao braço oscilante, mas continua a ser um conjunto autónomo que pode ser instalado em praticamente qualquer moto com um braço oscilante de dupla face. As rodas extra podem ser estendidas com o toque de um botão ou automaticamente quando se pára, mas em vez de se esticarem simplesmente até um comprimento fixo, têm sensores em cada perna que são accionados quando a roda dessa perna toca no chão, permitindo que o sistema funcione numa superfície irregular ou numa estrada com curvas.

Fonte:https://www.cycleworld.com

No pedido de patente são ilustradas duas versões da ideia. A primeira tem as rodas montadas nos braços de suspensão, que giram na sua extremidade traseira e são accionadas por braços eléctricos fixos ao braço oscilante da moto à sua frente. A segunda variante utiliza um sistema de paralelogramo, com dois tirantes laterais ligados a um suporte com a roda na parte inferior.

A Voge já tem uma presença em rápido crescimento na Europa, com uma gama de motos de 125cc a 650cc. A Loncin já fabrica este motor em nome da BMW, pelo que o acordo é semelhante ao que permite à CFMOTO utilizar o bicilíndrico de 799cc da KTM na Ibex. A moto apresentada na nova patente é a Voge 525DSX, uma moto de aventura com motor bicilíndrico que foi lançada no início deste ano.

Fonte:https://www.cycleworld.com

Para além de ajudar a evitar as embaraçosas quedas a baixa velocidade, a ideia também tornaria desnecessário o tradicional descanso lateral ou o descanso central, actuando como uma espécie de descanso permanente e extensível que entra em ação sempre que a moto está estacionada e ajuda a compensar algum do peso adicional que traz.

Tags: 2023NoticiasVoge

Related

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

by Redação
Novembro 30, 2025
0
Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

A Yamaha Málaga Center uniu-se ao histórico engenheiro de MotoGP Ramón Forcada para criar a Pura 01, uma interpretação radical da Yamaha Ténéré 700 que aproxima esta trail...

Read moreDetails

CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

by Redação
Novembro 29, 2025
0
CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

A CFMoto acaba de mostrar ao mundo um dos protótipos mais ambiciosos alguma vez saídos da China: a V4 SR-RR, uma superdesportiva de alta performance que entra diretamente...

Read moreDetails

Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

by Redação
Novembro 28, 2025
0
Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

A Honda tem vindo a alargar de forma consistente a forma como encara os materiais usados nas suas motos, apostando numa combinação de engenharia de base biológica e...

Read moreDetails

Honda CB500 Hornet de 2026 faz estreia no mundo E-Clutch

by Redação
Novembro 25, 2025
0
Honda CB500 Hornet de 2026 faz estreia no mundo E-Clutch

26YM Honda CB500 Hornet

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.