Os números superam todas as expectativas, mas dizem muito, não dizem tudo. Na base da enorme popularidade do BFI estão a credibilidade e o trabalho cada vez mais rigoroso dos organizadores, a família Persello, a alma da editora Custom; a entrada gratuita e a localização no calendário e no território. O fim de semana prolongado do Dia da Ascensão, de 9 a 12 de maio, saúda a abertura da época turística e, graças a um sol de verão, traz a Lignano muitos motociclistas de toda a Europa e também de fora dela, registando uma lotação quase esgotada. O BFI, que este ano também teve o prazer de ter como madrinha a showgirl e atriz Justine Mattera, confirma então o seu papel de evento motor de Friuli-Venezia Giulia, para o qual gera uma indução económica significativa que este ano poderá ultrapassar os 20 milhões de euros (eram 18 em 2022).
Os números não são tudo, dizia-se. No Biker Fest International, os entusiastas regressam de bom grado porque sabem que vão encontrar um ambiente amigável e um público cada vez mais heterogéneo, também atraído pelas inúmeras oportunidades de diversão asseguradas por uma oferta cada vez mais completa, que há anos vai muito além da filosofia “welcome bikers”. A orientação para o mercado das duas rodas e para o público em geral encontra cada vez mais o favor dos motociclistas, como demonstram os 5.000 testes de estrada efectuados durante três dias: um número que faz do BFI um dos centros de demonstração mais populares da Europa e um encontro imperdível para as marcas, que pretendem promover as novidades do ano no momento mais importante.
A grande festa dos motores realçou a beleza da região com os MotoTours, uma série de itinerários dedicados aos numerosos moto-turistas, ao mesmo tempo que agradou aos entusiastas do todo-o-terreno da “velha guarda” com uma edição em duplo calor (dia e noite) do já tradicional Tassellata Ride. Reuniu 537 carros americanos na espetacular 29ª US Car Reunion, o principal encontro italiano reservado aos carros com estrelas e riscas, ao lado do presente e do futuro representados pela e-Mobility, e do passado dos carros antigos a 2 tempos de 50cc, com a novidade absoluta do 50cc Fever Fest. Elegeu a sua “Miss” com o Concurso de Pin Up, manteve a diversão em alta com as exibições de todo-o-terreno de Ape Cross, Garden Tractors e 4×4, e fez o público delirar ao som de 11 concertos de rock, considerando apenas os ao vivo no Palco Principal da Aldeia. O Saturday Light Fever, o emocionante desfile de sábado que envolve milhares de motos, voltou a emocionar motociclistas e espectadores com uma afluência simplesmente inacreditável.
Mantendo-se fiel a si própria, a BFI introduz todos os anos novos elementos que contribuem para a enriquecer com novos motivos de interesse. Como o Chicano Show, dedicado às Harley-Davidsons personalizadas ao estilo mexicano, uma das tendências mais populares do momento. O evento, só para convidados, elevou ainda mais a qualidade do mais histórico Custom Bike Show da Bota (primeira edição em 1987), que todos os anos reúne as melhores realidades custom do Campeonato Italiano de Motociclismo na rampa de lançamento do AMD World Championship of Custom Bike Building. O júri desta edição contou também com a presença de representantes do Twin Club MC de Norrtälje que, na cidade sueca com o mesmo nome, organiza o evento mais histórico do continente desde 1971.
Para o sucesso desta edição, os organizadores gostariam de agradecer aos numerosos fabricantes de automóveis, aos operadores económicos, às autoridades locais, aos clubes de motociclistas, aos patrocinadores SMP, Bardhal e Metzeler e, acima de tudo, à multidão de entusiastas que contribuíram para fazer do BFI o evento de motociclismo ao ar livre número um em Itália e um dos mais importantes da Europa. E como em todas as boas histórias, o final do 38º Biker Fest International anuncia já a antecipação da terceira edição da Italian Bike Week, agendada de 12 a 15 de setembro.
Fonte:Fonte:Moto.it