O conceito CR24I é uma moto no mais puro estilo Café Racer, uma evolução natural da Scrambler de 2017 com o mesmo nome. O seu estilo é inspirado nas motos que fizeram a lenda dos clubes britânicos nos anos 60, onde os entusiastas se desafiavam uns aos outros para completar uma volta ao quarteirão no tempo de um disco tocado na jukebox.
O projeto, realizado inteiramente no Ducati Style Centre, realça a versatilidade da base mecânica da Scrambler, que nesta interpretação é caracterizada pela roda dianteira de 17” com pneus de estrada e meio guiador desportivo com espelhos retrovisores. A carenagem montada no depósito, estreita e envolvente, recorda ícones da história da Ducati, como a Pantah e a 750 SS, reinterpretados para alcançar o visual contemporâneo e pós-herança que sempre foi a herança da Scrambler.
O assento transforma-se num monolugar graças à cobertura destacável da secção do passageiro que recorda os clássicos assentos panetone das motos desportivas dos anos 70. A cor completa um conceito que agrada aos entusiastas mais ligados à iconografia dos rockers britânicos dos anos 60.
A RR24I inspira-se nos cânones estéticos das sagas pós-apocalípticas do cinema e das séries televisivas. Minimalista, funcional em todos os pormenores, esta Scrambler contrabalança as linhas simples e harmoniosas do conceito CR24I. A RR24I remete imediatamente o entusiasta para a dimensão original da moto: duas rodas, um depósito, um motor e um guiador. Nada de supérfluo comparado com as mais puras emoções de condução, para experimentar plenamente a sensação de liberdade que sempre foi fundamental para o conceito Scrambler.
Todas as peças em alumínio são destacadas, os pormenores técnicos e funcionais são deixados à vista para dar autenticidade a um conceito que se baseia inteiramente em materiais que são distintos à vista e ao toque. O depósito é despojado das suas coberturas, substituído por um quadro que permite guardar um saco de depósito para o essencial, quer seja uma muda de roupa ou as ferramentas necessárias para seguir viagem. A parte do assento reservada ao passageiro é amovível para dar lugar a um porta-bagagens, outro pormenor que sublinha o espírito aventureiro e essencial do conceito.
Na traseira, a mala do lado esquerdo recorda o upcycling de bidões vazios e o escape Termignoni de passagem elevada acentua o aspeto tracker deste conceito, complementado pelos pneus Pirelli Scorpion Rally em jantes de 18“ e 17” à frente e atrás, respetivamente, que, combinados com o guarda-lamas dianteiro alto e curto, prometem enfrentar qualquer terreno.