A Benelli, uma marca chinesa de motos com raízes italianas, tem vindo a vender a sua moto de aventura de entrada de gama, a TRK 502, há já algum tempo. Quando foi lançada em 2017, era bastante impressionante, com características que estavam à frente do seu tempo.
No entanto, agora, é evidente que a TRK 502X está um pouco envelhecida. A classe de máquinas de turismo de aventura de 400cc a 500cc evoluiu rapidamente nos últimos anos, com novas ofertas de fabricantes novos e estabelecidos a agitar o mercado. Motos como a KTM 390 Adventure, bem como as recém-lançadas Royal Enfield Himalayan e CFMOTO 450MT colocam um grande ênfase no desempenho fora de estrada. Enquanto isso, máquinas como a Honda NX500 concentram-se na capacidade de fazer viagens de longa distância.
Então, onde é que isto deixa a velha Benelli TRK? Bem, como se veio a verificar, a Benelli renovou a moto, apresentando-a como a TRK 552X para o ano de 2024. E, a julgar pelas especificações e características da moto, parece que a Benelli pegou no que era bom na TRK 502X e tornou-o ainda melhor.
Os faróis de halogéneo desapareceram e, no seu lugar, há um novo conjunto de faróis LED de duas unidades. O painel frontal foi aperfeiçoado com um perfil mais agressivo e um para-brisas maior. E as carenagens são mais largas, misturando-se com o grande depósito de combustível.
No cockpit, o antigo ecrã analógico-digital foi substituído por um ecrã TFT a cores, tal como todas as outras motos do segmento. O ecrã inclui ainda funcionalidades como o emparelhamento de smartphones e um sistema integrado de controlo da pressão dos pneus.
Comercializada como uma moto de aventura de entrada de gama, a nova TRK 552X tem bastante potência para a sua classe. O seu bicilindrico de 550 cc debita uns respeitáveis 60 cv de potência e 54.9 Nm de binário, reduzindo as diferenças entre os segmentos ADV de entrada de gama e médio.
No que diz respeito à tecnologia, no entanto, parece que a Benelli manteve as coisas bastante simples, uma vez que a TRK apenas tem ABS de canal duplo – sem modos de condução, sem eletrónica sofisticada.
Dito isto, a julgar pelas bases da moto, é claro que a Benelli não quer fazer frente às ADV do segmento inspiradas no rali, mas sim preencher a lacuna entre o desempenho na estrada e a capacidade de ir a qualquer lado. Por isso, embora a TRK tenha uma suspensão Marzocchi sofisticada com uma gama de regulações à frente e atrás, anda com uma combinação de jantes raiadas 19-17 com pneus Metzeler Tourance.
Como é o caso da maioria das motos da Benelli, a TRK 552X foi lançada primeiro na China. Se for um sucesso, é provável que seja enviada para outros mercados onde irá competir com algumas das motos de que falámos acima.