Aparência possante e estilo casual de um cavalheiro num design clássico caracterizam a BMW R20, o novo conceito apresentado pela BMW Motorrad no Concorso d’Eleganza em Villa d’Este.
Focada no motor Big Boxer, o depósito de combustível claramente visível parece uma escultura, a extremidade traseira é reduzida ao essencial para enfatizar as linhas simples e a potência da moto.
O quadro de berço duplo é feito de tubos de aço cromado-molibdénio para formar a espinha dorsal da moto. Com uma roda de disco preta de 17×6,25 polegadas na traseira, na qual está montado um pneu de tamanho 200/55, e uma roda de 17 polegadas com raios pretos e pneu de tamanho 120/70 na frente, o conceito BMW R20 combina tradição e modernidade.
O testado e comprovado BMW Paralever foi realizado numa nova variante de dois braços, em que o braço oscilante é feito de aço cromado-molibdénio e o amortecedor Paralever é feito de alumínio.
A cinemática foi concebida para equilibrar totalmente o binário de acionamento. Os dois suportes do eixo traseiro em alumínio fresado são outro pormenor de alta qualidade. O veio de transmissão exposto, concetualmente adotado do R18 – o destaque visual dos conhecidos modelos R 18 – foi encurtado para ser integrado na arquitetura do roadster. Como elementos de suspensão, os componentes Öhlins Blackline totalmente ajustáveis funcionam à frente e atrás. A geometria básica do veículo apresenta um ângulo de direção de 62,5° e uma distância entre eixos de 1550 mm. As pinças de travão ISR montadas radialmente à frente e atrás tratam da desaceleração, com seis pistões à frente e quatro pistões por pinça atrás.
Além disso, o sistema de escape 2 em 2 proporciona o carácter sonoro distinto e complementa perfeitamente o design.
A peça central do conceito BMW R20 continua a ser o motor Big Boxer refrigerado a ar e a óleo, agora com uma cilindrada de 2.000 cc. Foram desenvolvidas novas coberturas da cabeça do cilindro, uma nova cobertura da correia e um novo refrigerador de óleo para a moto concetual, de modo a que os tubos de óleo possam ser montados parcialmente ocultos: O olhar segue o caminho do ar à medida que este flui através dos funis de admissão abertos para os corpos do acelerador e cilindros, antes de escapar através do sistema de escape aberto e dos tubos de escape com design de megafone, criando o som típico da Big Boxer.
Fonte:https://www.moto.it