Já falámos várias vezes sobre a colaboração da Harley-Davidson com o Grupo QJ para produzir a X350 roadster para os mercados asiáticos, que é de facto desenvolvida na mesma base técnica que a Benelli 302S. De acordo com alguns meios de comunicação online – como os nossos colegas da Motorrad – o fabricante também registou o nome X350 RA e isto seria um preparativo para uma versão Trail inspirada na Pan America.
No passado, esta sigla apareceu para o modelo dedicado à Riding Academy, mas de acordo com as reconstruções mais tentadoras que se perseguem na Internet, seria a sigla que identifica precisamente uma Pan America mais pequena, baseada no bicilíndrico de 36 cv. A imagem que vemos e que está a circular, deve ser especificada, é uma renderização e não uma fotografia e, no momento em que escrevemos este artigo, a fonte original ainda não foi identificada.
Pan America 350: que haja especulação
Se a hipótese se confirmasse, poderíamos estar a falar de uma Pan America (ou deveríamos dizer Pan Asia?) com o motor com dois cilindros em linha de 350 cc que já conhecemos, e portanto 36 cv às 9.000 rpm e 31 Nm às 7.000 rpm, com um consumo de combustível declarado (para a roadster) de 20 km/l. O peso deverá rondar os 200 kg e as jantes são de 17 polegadas, os pneus poderão ser 110 ou 120/70 e 150 ou 160/60.
Já que estamos no nível das hipóteses, podemos também imaginar que o design do Pan America poderia também ser transportado para a plataforma X500, que seria então a mesma do Leoncino e do TRK. Nesse caso, poderia tornar-se uma moto ainda mais interessante para o nosso mercado.