As reproduções das motos de rali tornaram-se um sucesso recentemente, à medida que cada vez mais fabricantes lançam modelos de produção inspirados em máquinas de rali de competição.
A mais recente novidade chega-nos de França e assume a forma de uma Honda CRF450RX personalizada. A CRF450RX não é, de forma alguma, uma moto para condutores principiantes e representa o topo da gama de motos para todo o terreno da Honda. A CRF450RX personalizada, inspirada nos ralis, baptizada CRF450RX Rally, chega-nos da Euroboost France, um concessionário e importador de motos Honda no país europeu. Curiosamente, esta moto não foi fabricada pela Honda, mas sim pela oficina italiana e concessionário Honda RS Moto. A empresa tem vindo a equipar as CRF450RX nos últimos dois anos e não mostra indícios de que vá abrandar em 2024.
Dito isto, vale a pena referir que a Honda CRF450RX Rally 2024 é baseada na atual CRF450RX 2023 e traz muitas, e quero dizer muitas actualizações para este modelo. Então, o que é que os seus 25.990 € lhe vão proporcionar?
Para começar, a CRF450RX Rally 2024 recebe dois depósitos de combustível de 9,5 litros montados à frente, bem como um depósito de combustível traseiro com 10 litros de capacidade. Os 29 litros de capacidade total resultantes devem ser mais do que suficientes para percorrer grandes distâncias fora de estrada. Naturalmente, para ter em conta este facto, a moto dispõe de duas bombas de combustível para transportar o combustível dos vários depósitos para o motor. Na frente, a CRF450RX Rally tem uma torre de instrumentação completa com um Road-Book F2R e um comando de controlo no guiador.
Em termos de ergonomia, a moto foi reforçada para os ralis e tem punhos de espuma para aliviar algumas das vibrações das mãos do condutor. Há também poisa-pés reforçados e de grandes dimensões, um amortecedor de direção para manter a extremidade dianteira estável e configurações de suspensão renovadas para lidar com os rigores de uma viagem de rali mais longa. Para maior proteção, a moto tem uma estrutura inferior em fibra de carbono, bem como travões melhorados com um rotor maior de 300 mm à frente. As coroas da forquilha STM também garantem a máxima rigidez dianteira, enquanto as luzes LED duplas iluminam a noite.
Para completar, a RS Moto equipou a CRF450RX com um grande radiador de óleo do motor, um depósito de óleo adicional, uma ventoinha de arrefecimento maior e tampas da caixa da embraiagem STM para reduzir o peso. As jantes são da Haan Wheels e foram concebidas para condução todo-o-terreno de alto nível, oferecendo máxima rigidez e baixo peso. Por último, mas não menos importante, a moto tem um sistema de escape especial da Arrow, concebido especificamente para as corridas de rali. No total, a moto pesa 139 kg sem combustível. Assumindo uma capacidade de combustível de 29 litros, estamos a olhar para um peso de cerca de 168 kg, pronta a conduzir.