• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

CFMOTO 500SR de quatro cilindros aparece em patentes

by Redação
Maio 24, 2024
in Novidades - Actualidade
0
CFMOTO 500SR de quatro cilindros aparece em patentes

Fonte:https://www.cycleworld.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Em setembro passado, a CFMOTO surpreendeu-nos ao revelar protótipos disfarçados de duas novas motos desportivas, a 675RR e a 500SR, a primeira com um motor de três cilindros de 675cc e a segunda com um motor de quatro cilindros de 600cc. Agora, a empresa registou os pedidos de patente relacionados com o motor da 500SR para nos dar o primeiro contacto com o seu interior.

Embora a CFMOTO tenha mostrado o motor tricilíndrico de 675cc da 675SR na EICMA, em novembro do ano passado, confirmando o seu layout e oferecendo algumas vagas reivindicações de desempenho, incluindo um valor de potência que será algo em redor dos 100 cv com uma velocidade de 12.300 rpm. A 500SR continua a ser um mistério. Um protótipo deu algumas voltas de demonstração públicas numa pista na China no ano passado, juntamente com a 675SR – com ambas as motos fortemente disfarçadas com camuflagem para manter os detalhes técnicos e o estilo ocultos – mas, para além de revelar que a moto faz tanto barulho como seria de esperar de uma moto de 500 cc, pouco foi revelado.

RelatedPosts

Royal Enfield e CFMoto de mãos dadas? Parceria estratégica no segmento de baixa cilindrada promete revolucionar

CFMoto apresenta nova submarca económica CFLite

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Os novos pedidos de patente referem-se a alguns elementos comuns do motor, centrando-se num sistema de arrefecimento que se destina a fazer com que o motor atinja a temperatura de funcionamento o mais rapidamente possível, provavelmente para ajudar a cumprir os limites de emissões cada vez mais rigorosos que incluem testes de arranque a frio. No entanto, os documentos incluem diagramas do motor que nos dão uma visão clara da sua disposição e dos seus componentes internos.

Fonte:https://www.cycleworld.com
Fonte:https://www.cycleworld.com

As imagens mostram claramente que o motor foi concebido pela CFMOTO – afinal, não existem muitos motores modernos de 500 cc em linha no mercado, mesmo que a empresa quisesse copiar um rival – e que se trata de um motor de quatro cilindros bastante convencional e de elevado desempenho. Os pormenores incluem árvores de cames duplas à cabeça accionadas por corrente, com a corrente numa extremidade da manivela em vez de estar no centro. Também podemos ver que existem quatro válvulas por cilindro e ignição eletrónica de bobina na ficha.

Existe uma transmissão convencional de seis velocidades – o protótipo do ano passado pode ter sido disfarçado, mas a embraiagem e a alavanca de velocidades estavam claramente à vista, por isso não há aqui nenhum truque semi-automático – e um cárter húmido que está deslocado para permitir espaço para o sistema de escape passar por baixo.

Fonte:https://www.cycleworld.com

No que diz respeito ao desempenho, podemos logicamente esperar que a 500SR se situe abaixo da 675SR na pirâmide de potência da CFMOTO, ficando entre a tricilíndrica de mais de 100 cv e a 450SR bicilindrica de 449 cc e 50 cv. Como rival direta das pequenas quatros, incluindo a Ninja ZX-4RR da Kawasaki e a 450RR da Kove, a CFMOTO vai tentar obter cerca de 80 cv da 500SR.

Quando for lançada no final deste ano, a 500SR será mais um passo no inesperado renascimento das quatros de pequena capacidade, uma classe que parecia estar condenada por regras de emissões apertadas e pela tendência para motores bicilíndricos mais baratos de fabricar.

Fonte:https://www.cycleworld.com

Tags: 2024500SRCFMOTOMotasMotosNoticias

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.