• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

BMW R 12 nineT – como mudou a roadster da Baviera

by Redação
Novembro 29, 2023
in Destaque Comércio
0
BMW R 12 nineT – como mudou a roadster da Baviera

Fonte:https://www.bmw-motorrad.pt

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Há dez anos, a BMW introduziu um modelo sem precedentes na sua gama. O seu nome R nineT referia-se precisamente ao momento especial do seu nascimento: o nonagésimo aniversário da BMW Motorrad. Hoje o número é ainda mais redondo porque o fabricante bávaro está a celebrar o seu centenário e, como não podia deixar de ser, esse modelo conhece a sua evolução: a R 12 nineT. Nesta década, o projeto cresceu para gerar uma verdadeira família de modelos graças a uma cuidadosa modulação que permite ao fabricante obter motos muito diferentes alterando relativamente poucos elementos. O outro segredo do sucesso do projeto R nineT foi, sem dúvida, o gosto estético com que a BMW explorou tanto o seu património de marca como o imaginário coletivo, com astúcia e habilidade, tanto por parte dos designers como por parte daqueles que depois construíram a moto, com uma atenção obsessiva aos detalhes e uma grande clareza estética que faz com que esses detalhes se destaquem. Como sabemos, à R nineT seguiram-se a Scrambler, a Pure, mais básica, a Racer, mais tarde descontinuada, e a Urban GS, bem como as actuais edições especiais comemorativas do 100º aniversário. O estilo clássico e as grandes possibilidades de personalização tornaram a R nineT particularmente popular entre os personalizadores de todo o mundo, e as interpretações têm sido numerosas.

Dez anos depois, como dissemos, a R nineT prepara-se para dar lugar à R 12 nineT, que introduz algumas alterações e evoluções, mas não altera o design, pelo que esperamos que uma família de modelos seja também proposta com base nela. A este respeito, a primeira grande novidade é a R 12, a cruiser que tem estado desaparecida até agora. Não se trata de uma R 18 mais pequena como alguns supunham, mas sim de uma nineT com um quadro traseiro diferente e mais baixo e uma estrutura diferente, incluindo o depósito. Mas quais são as diferenças desta nova geração da nineT? 

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Fonte:https://www.bmw-motorrad.pt

Em primeiro lugar, embora possa não parecer à primeira vista, toda a moto foi redesenhada. É preciso procurar os pormenores para os notar. O elemento que se nota imediatamente é obviamente o depósito de alumínio, que tem “bochechas” polidas e transparentes, mas acima de tudo tem uma forma diferente, menos arredondada e alongada e mais curta e angular, com aberturas mais marcadas. O depósito é mais curto do que o seu antecessor e 30 mm mais estreito na junção com o assento. Isto também leva a uma posição de condução diferente, mais deslocada para a frente, embora a R 12 nineT ainda mantenha a configuração antiquada de roadster e, portanto, bastante alongada com o assento na direção da roda traseira. Também são visíveis os painéis laterais que escondem a nova caixa de ar. Outras alterações estéticas incluem o guarda-lamas dianteiro redesenhado, o grupo de luzes dianteiro em LED, a instrumentação ainda circular e o grupo de luzes traseiro, também em LED e integrado no banco para facilitar a personalização.

Fonte:https://www.bmw-motorrad.pt
Fonte:https://www.bmw-motorrad.pt

O motor boxer de 1.170 cc refrigerado a ar/óleo permaneceu o mesmo com 80 kW (109 cv) às 7.000 rpm e 115 Nm às 6.500 rpm (anteriormente era 116 Nm às 6.000 rpm). Como mencionado, no entanto, a caixa de ar está agora integrada por baixo do assento e isto não só resultou numa mudança estética nesta área, mas também no quadro, porque se pode apreciar como o quadro traseiro é agora diferente e torna a vista lateral ainda mais simples e importante. Todo o quadro é novo: é uma estrutura de aço em ponte tubular de uma só peça com quadro traseiro aparafusado

Tags: 2023BMW MotorradNoticiasR 12 nineT

Related

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

by Redação
Novembro 30, 2025
0
Yamaha Ténéré 700 Pura 01: A visão extrema de Ramón Forcada para transformar a T7 numa máquina de rali pura

A Yamaha Málaga Center uniu-se ao histórico engenheiro de MotoGP Ramón Forcada para criar a Pura 01, uma interpretação radical da Yamaha Ténéré 700 que aproxima esta trail...

Read moreDetails

CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

by Redação
Novembro 29, 2025
0
CFMoto V4 SR-RR: A superdesportiva chinesa super avançada que ultrapassa os 210cv e estreia aerodinâmica ativa

A CFMoto acaba de mostrar ao mundo um dos protótipos mais ambiciosos alguma vez saídos da China: a V4 SR-RR, uma superdesportiva de alta performance que entra diretamente...

Read moreDetails

Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

by Redação
Novembro 28, 2025
0
Honda sempre na vanguarda: Como a engenharia de base biológica e a reciclagem estão a transformar a mobilidade

A Honda tem vindo a alargar de forma consistente a forma como encara os materiais usados nas suas motos, apostando numa combinação de engenharia de base biológica e...

Read moreDetails

Honda CB500 Hornet de 2026 faz estreia no mundo E-Clutch

by Redação
Novembro 25, 2025
0
Honda CB500 Hornet de 2026 faz estreia no mundo E-Clutch

26YM Honda CB500 Hornet

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.