Estás pronto para a contagem decrescente? Sim, porque a chegada de uma verdadeira Superbike chinesa é, na nossa opinião, uma questão de tempo. Um dos avisos mais concretos e credíveis surgiu na EICMA 2023, ocasião em que o grupo chinês QJMotor (recorde-se que a empresa faz parte do grupo gigante Geely) apresentou mundialmente a sua SRK 1000 RC.
Embora os fabricantes chineses aproveitem muitas vezes os salões nacionais (CIMA, por exemplo) ou eventos na sua terra natal para revelar as suas novidades e só depois as levarem para a Europa, o facto de a SRK 1000 RC ter tido o seu batismo em Itália diz muito sobre a apresentação e as intenções da QJMotor de levar a sua moto desportiva de 1078 cc (cujos sinais já tinham sido visíveis há algum tempo) à atenção do público ocidental.
Segundo facto significativo: a moto é desenhada pelo centro de design italiano C-Creative, onde Adrian Morton e Paolo Bianchi se destacam como co-fundadores.. Não é de forma alguma a primeira vez que uma marca chinesa decide confiar num centro de design/engenharia europeu, e isto também é um sinal do desejo de criar motos a nível global, como o projeto Ten_78 por trás da SRK 1000 RC apresentada no Salão de Milão.
Em termos de design, a desportiva chinesa tem um aspeto muito sofisticado e nada banal. As carenagens são também muito específicas, com um trabalho intrigante de integração das entradas de ar dinâmicas, e há uma caraterística muito interessante de impressão de códigos QR em certas partes da moto para transmitir informações sobre a peça ou a moto aos concessionários, proprietários ou simples observadores da moto. O sistema de escape duplo passa a meio do ar entre o assento e o braço oscilante, enquanto a carenagem se estende muito para trás, quase a abraçar a roda traseira.
Já a partir do nome do projeto (Ten_78) pode-se deduzir a derivação do motor de 1.078 cc das motos desportivas e naked da MV Agusta das gerações anteriores (agora as motos Schiranna possuem um motor de 998 cc) e em parte – pelo menos esteticamente – pode-se detetar uma inspiração na Brutale ou na F4 na forma do quadro misto de alumínio/aço ou do braço oscilante.
O quatro cilindros em linha de 1078 cc, arrefecido a líquido, debita uma potência máxima de 106 kW (144 cv) e um binário máximo de 112 Nm, equipado com uma embraiagem accionada hidraulicamente e uma caixa de seis velocidades, enquanto o peso seco declarado é de 198 kg. A suspensão utiliza uma forquilha Marzocchi USD ajustável e um amortecedor traseiro simples com multilink. O depósito de combustível é de 19 litros, o assento está a 840 mm do solo e a distância entre eixos é de 1425 mm.
O sistema de travões, equipado com ABS, é da Brembo e é composto por um disco duplo de 320 mm à frente e um disco simples de 260 mm atrás; o equipamento inclui um sistema de iluminação totalmente em LED e instrumentação TFT, para além de QuickShift e de câmaras dianteiras e traseiras, que presumimos estarem presentes para implementar ajudas à condução.