Nem toda a gente pode fazer 125 anos, por isso a Norton anunciou seis motos de edição limitada, num total de apenas 125, para celebrar a sua fundação em 1898. Os últimos tempos não têm sido os mais brilhantes para a gloriosa marca britânica, mas um aniversário é um aniversário e deve ser celebrado, especialmente se estivermos nos três dígitos. Ainda mais quando olhamos à nossa volta e percebemos que, das marcas que desafiaram a Norton naqueles anos pioneiros, já não restam muitas. Na sua longa história, a empresa passou por muito, mas continua a ser uma das marcas mais icónicas e reconhecíveis, além de ser amada e respeitada precisamente pela importância que teve na evolução do motociclismo ao longo de tantos anos. Por isso, parece mais do que legítimo celebrar este marco com a Norton, falando-lhe destas edições especiais de modelos atualmente no catálogo britânico. As motos de edição limitada para o 125º aniversário serão baseadas na Norton Commando 961 SP, Norton Commando 961 CR, Norton V4SV e Norton V4CR e para cada uma delas foi concebido um esquema de cores específico que remete para um modelo mítico do passado. Vamos vê-los um a um, para que também possamos conhecer um pouco da história das duas rodas.
A Energette
A Energette foi a primeira moto da Norton. Foi produzida de 1902 a 1906 e, como quase todas as motos da época, era uma bicicleta com um motor de suspenso. A Commando que lhe foi dedicada no 125º aniversário retoma a sua cor amarela profunda caraterística e o assento castanho. Talvez a Energette não tenha sido, no entanto, a mais famosa das Norton, pelo menos para os entusiastas das corridas de estrada, apesar do sucesso histórico de Rem Fowler no primeiro TT da história, em 1907.
A Manx
Para os amantes das corridas de estrada, a primeira verdadeira Norton (e talvez a mais fascinante ainda hoje) foi, sem dúvida, a Manx. Produzida de 1937 a 1962 e vencedora de 13 corridas na Ilha de Man, estreou o lendário quadro Featherbed e tornou-se numa das motos de corrida mais duradouras de todos os tempos, de tal forma que alguns exemplares continuaram a ser vendidos até à década de 1970 para pilotos privados em todo o mundo. A moto que lhe foi dedicada continua a ser uma Commando 961 e apresenta o caraterístico depósito prateado e o quadro preto. O motor também é preto, assim como os poisa-pés, as placas e os Ohlins, enquanto a carenagem e a proteção da corrente são em fibra de carbono. A capa do banco a condizer tem um emblema comemorativo do 125º aniversário com o logótipo da edição limitada.
A Transatlântica
Em 1972 a Norton criou outra moto que se tornou uma das lendas das corridas. Era uma 750 desenhada especificamente para a categoria Fórmula 750 e foi pilotada por nomes como Peter Williams, Phil Read, Tony Rutter, Mick Grant e David Aldana. Ganhou o campeonato britânico de 750cc, a F750 TT na Ilha de Man e, claro, o Troféu Transatlântico. Daqui derivou a pintura de corrida vermelha, branca e azul que a tornou mais famosa. A Commando 961 LE “Transatlantic” que lhe foi dedicada reinterpreta agora esse grafismo e combina-o com um motor preto, poisa-pés pretos e forquilhas pretas. A capa do assento, a condizer, inclui também um emblema comemorativo do 125º aniversário com o logótipo da edição limitada.
A 588
Se tiver um gosto apurado (e alguns cabelos brancos), de certeza que também se lembra da lendária 588, a moto de corrida com o motor Wankel! Tinha um motor Wankel de 588 cc com refrigeração líquida e era uma máquina única, concebida mais uma vez para corridas e, em particular, para corridas de estrada. A partir dela surgiu a Norton F1, que era essencialmente a sua versão para estrada e é atualmente uma autêntica raridade. A RC588, a RCW588 e a NRS588, no final dos anos 80 e início dos anos 90, venceram as British Superbikes e o TT da Ilha de Man. Inesquecível foi a de Steve Hislop no TT de 1992. A Commando 961 LE “588” é dedicada a eles e ao seu caraterístico esquema de cores preto e cinzento. Para além da pintura, encontramos um motor preto, poisa-pés pretos, suspensão Öhlins preta, proteção da corrente em fibra de carbono, carenagem em fibra de carbono e jantes douradas. A capa do assento a condizer também tem um emblema comemorativo do 125º aniversário com o logótipo da edição limitada.
No entanto, este não é o único modelo dedicado à 588, uma vez que o mesmo esquema de cores é também utilizado na V4SV e na V4CR, o que faz com que sejam três as motos a celebrar a lendária “rotativa”. A V4SV “588” partilha a mesma pintura de corrida, adicionando jantes OZ Racing anodizadas a ouro, em conjunto com o emblema comemorativo do 125º aniversário na parte superior do banco. A V4CR “588” também partilha a mesma pintura e as jantes OZ Racing anodizadas a dourado, juntamente com o emblema comemorativo do 125º aniversário na parte superior do banco, mas apresenta-se numa versão streetfighter.
Preços e disponibilidade
E depois de tanta história e glamour, é altura de falar de dinheiro vivo. Se estiver interessado num dos exemplares da Commando 961, o cheque a passar é de 18.999 libras ou, ao câmbio atual, 21.850 €. Se, por outro lado, está enfeitiçado pelos modelos com o motor V4, o preço a pagar sobe e muito. A V4SV ‘588’ está disponível por £51.999 (€59.813), enquanto a V4CR ‘588’ exige £49.999 (€57.512). Caso isso não seja suficiente para si, pode sempre adicionar um escape de corrida que não é legal para circulação na via pública, mas que lhe permite ouvir o som livre do V4. As encomendas abrem a 22 de novembro, mas seja rápido a reservar um dos 125 exemplares que serão construídos, uma vez que atualmente só são aceites encomendas de residentes no Reino Unido. Para mais informações pode consultar o site oficial da Norton.