Há mais de um ano que se fala insistentemente do regresso da marca Gilera ao mercado. A marca Arcore faz parte da mesma família Piaggio que inclui a Moto Guzzi e a Aprilia, sem esquecer a Laverda, outro nome que ainda não está ativamente presente no mercado.
Os rumores de um regresso da Gilera também foram alimentados por algumas fotografias de teste que mostram uma moto familiar estacionada perto da sede da Zongshen na China. Para quem não sabe, a Zongshen Piaggio Foshan Motorcycle é a sociedade conjunta do Grupo Piaggio e da Zongshen Industry que produz alguns veículos Piaggio e Aprilia, bem como a sua própria gama específica. Alguns dos seus veículos não vêem ou não verão o nosso mercado, embora na EICMA 2023 a presença da Zonsen (o novo nome da marca) tenha chamado à ateção a sua marca Cyclone com a Adventure RX650 e a roadster RE5.
Essas fotografias de teste foram agora seguidas – mais de um ano depois – por algumas representações publicadas por colegas da Cycleworld (que chegaram até nós graças aos documentos de homologação chineses) que mostram duas versões diferentes dessa moto, que é definitivamente derivada da Aprilia Shiver 900 (ou, em qualquer caso, da plataforma que a naked partilhou com a Dorsoduro 900) em termos de quadro e motor bicilindrico de 900 cc, para não mencionar as carenagens. Uma moto que nunca foi actualizada para as normas Euro 5 e por isso foi retirada do mercado, mas que com a marca Gilera (que vemos nos desenhos de patentes de um motor Zonsen aparentemente muito semelhante ao que equipava a Shiver, um motor então exposto com as mesmas marcas no Salão Automóvel Chinês de Chongqing) poderia ter uma segunda geração, especialmente nos mercados de leste.
Porquê duas versões diferentes? É altamente improvável que a Gilera-Zonsen seja apresentada em duas versões diferentes no mercado – se e quando chegar à produção -, mas parece possível que a segunda versão, com um conjunto de faróis mais moderno e radiadores diferentes (em quase todos os outros aspectos, as duas versões parecem idênticas), renove um visual concebido há pelo menos uma década e em que os escapes por baixo do assento (agora raros na produção atual) eram a principal caraterística.
É sabido que a Zonsen, através da marca Cyclone, está prestes a colocar em produção a RA9, uma “power cruiser” apresentada há alguns anos como conceito e baseada na mesma plataforma da Shiver 900, mas a – alegada – Gilera seria uma moto muito diferente e a mesma utilização da marca Arcore poderia abrir a porta aos mercados internacionais com mais facilidade. Para já, não existem declarações ou confirmações oficiais de Zonsen, pelo que é muito difícil imaginar se e quando veremos a hipotética Gilera 900 na sua forma final.