Não é surpresa para ninguém que as motos eléctricas tenham chegado e que tenham vindo para ficar. Para além de reformularem o panorama da mobilidade citadina, verifica-se que as motos eléctricas também são muito boas para utilização fora de estrada. Por um lado, têm muito binário. Para além disso, são silenciosas, pelo que não fazem barulho em zonas residenciais. Também são menos susceptíveis de provocar incêndios, uma vez que não há chamas a sair do escape.
Nos últimos anos, surgiu uma vasta seleção de motos eléctricas para todo-o-terreno e, na EICMA deste ano, o fabricante chinês QJ Motor lançou não uma, mas duas motos eléctricas para todo-o-terreno. Ambas as motos são motos leves específicas para todo-o-terreno que se destinam a oferecer uma condução cativante em terrenos fora de estrada. A primeira é a estranhamente chamada OWO, uma todo-o-terreno eléctrica que se inspira claramente nas máquinas de enduro a gasolina. Apresenta uma carenagem angular e linhas simples, tudo envolvido numa cor que o fará duvidar se o que está a ver é uma Husqvarna.
Em termos de desempenho, a QJ Motor OWO está equipada com um motor que debita cinco quilowatts de potência, ou seja, cerca de 6,7 cv. É importante salientar, no entanto, que os motores eléctricos têm um binário instantâneo disponível a partir do momento em que se acelera, pelo que o meu palpite é que o OWO será muito mais potente do que a folha de especificações sugere. De facto, a QJ Motor afirma que tem uma velocidade máxima de 100 km/h.
Quanto à bateria, está equipada com uma bateria de 72 volts e 60 amperes-hora que deverá proporcionar várias horas de diversão fora de estrada. À frente, a moto tem uma suspensão de forquilha invertida e, atrás, um monoamortecedor com ajuste de pré-carga. A moto tem uma configuração tradicional de enduro com uma combinação de rodas dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 18 polegadas. Os travões de disco dianteiros e traseiros também são suficientes para travar. A altura do assento mede 895 milímetros (35,2 polegadas), enquanto uma respeitável distância ao solo de 566 mm (22,2 polegadas) é fornecida. No geral, a OWO pesa 135 kg.
Entretanto, para aqueles que procuram uma máquina muito menos séria para alguma diversão fora de estrada, a QJ Motor também apresentou a Q2. Semelhante à Cake Kalk, a Q2 é uma mistura entre uma moto de terra e uma bicicleta de montanha, com uma geometria muito mais semelhante à das suas homólogas a pedal. No centro do quadro está montado um motor elétrico arrefecido a ar com 3.000 watts (cerca de quatro cavalos). De acordo com a QJ Motor, a moto tem uma velocidade máxima de 45 km/h, por isso, sim, tem um desempenho mais semelhante ao de uma e-bike do que ao de uma moto eléctrica.
Uma bateria de 60 volts e 32 amperes-hora fornece a energia ao motor, prometendo uma autonomia de cerca de 120 km com um único carregamento. Quanto aos componentes, a moto tem rodas de 19 polegadas à frente e atrás e está equipada com uma forquilha telescópica standard à frente e um monoamortecedor tipo link na traseira. A potência de travagem vem de um conjunto de travões de disco hidráulicos, enquanto uma altura de assento mais acessível de 815 mm (32 polegadas) significa que esta moto pode ser facilmente conduzida por pessoas mais baixas. O melhor de tudo é que pesa apenas 66 kg.