A VMoto é considerada por muitos como uma das pioneiras no sector da mobilidade eléctrica. A empresa, com sedes na Austrália e na China, tem uma vasta seleção de veículos elétricos de duas rodas que atendem às diferentes necessidades de passageiros e entusiastas. Na EICMA 2023, a empresa apresentou uma das suas inovações mais interessantes até à data, a CPx Explorer.
O chamado segmento das “scooters de aventura” tem vindo a crescer nos últimos anos, com cada vez mais fabricantes a aventurarem-se neste espaço. A Honda foi uma das primeiras a iniciar este segmento com o lançamento da X-ADV em 2016 e, nos anos que se seguiram, muitos fabricantes seguiram o exemplo. Agora, com a era das motos eléctricas a chegar, estamos a ver as motos de duas rodas eléctricas a seguir os passos das suas antecessoras de combustão interna. Como tal, a nova VMoto CPx Explorer é uma das primeiras scooters eléctricas de aventura.
Baseada no conceito APD em colaboração com a conceituada casa de design Pininfarina, a CPx Explorer marca um grande salto em frente para a VMoto. Naturalmente, a primeira caraterística que se nota é o estilo radical da moto. A scooter está decorada com luzes LED, carenagem angular e um para-brisas alto para maior conforto do condutor. Ainda que seja uma scooter, a CPx não deixa de ter comodidades como um piso plano e um compartimento de bagagem traseiro incorporado.
No que diz respeito ao desempenho, a nova VMoto CPx Explorer possui um motor elétrico de oito quilowatts que produz cerca de 11 cv de potência. Isto permite-lhe atingir uma velocidade máxima de cerca de 65 km/h, o que a torna ideal para as deslocações citadinas e para as excursões aos arredores da cidade. Quanto à bateria, a VMoto afirma que tem uma autonomia de cerca de 100 km com um único carregamento.
É interessante ver a VMoto apresentar uma plataforma mais aventureira com a nova CPx Explorer. Baseada na CPx Pro, já testada e comprovada, é provável que a Explorer seja igualmente fiável e robusta. Afinal de contas, a CPx Pro conseguiu atingir um recorde mundial do Guinness, percorrendo 1.932 km ao longo de 24 horas no circuito Tazio Nuvolari, em Itália. Quanto ao preço e à disponibilidade, a VMoto ainda não anunciou pormenores sobre a nova scooter.