TNT é um acrónimo bem conhecido por todos os amantes de motos de Pesaro e é sinónimo de naked desportiva. O conceito é proposto pela Benelli a partir das testadas (e mais vendidas) TRK 502 e Leoncino 500 twin, mas com uma nova linguagem de design, agressiva. A completar o design está o novo farol que acompanhará aquela que será a futura família de nakeds desportivas: as luzes diurnas (DRL) descrevem um “T” à vista frontal, completamente separado dos módulos de máximos e mínimos que, em vez disso, estão localizados na parte central. Como já foi referido, o motor é o 500 bicilíndrico, a quatro tempos, arrefecido a líquido, capaz de debitar uma potência máxima de 47,6 cv (35 kW) às 8500 rpm e um binário máximo de 46 Nm às 6000 rpm, atualizado para este modelo para a norma Euro 5+. Um motor apreciado pela sua suavidade e regularidade de entrega. Além disso, foram feitas algumas actualizações no sistema de escape, com novos catalisadores adaptados para cumprir a regulamentação em vigor, e na caixa de filtros, que permite otimizar o sistema de admissão, tanto em termos de desempenho como de emissões sonoras.
O quadro da Tornado Naked Twin 500 baseia-se num quadro tubular em treliça de aço, concebido para oferecer a máxima agilidade na estrada e nas curvas. É uma moto compacta e ágil, com uma distância entre eixos de apenas 1451 mm. A forquilha é invertida com escoras de 50 mm e um curso de 125 mm e um braço oscilante com monoamortecedor central regulável em pré-carga de mola e amortecimento de ressalto, com um curso de 41,2 mm. O sistema de travagem é confiado, na frente, a um disco duplo semi-flutuante de 320 mm de diâmetro com uma pinça radial de quatro pistões e ABS, e na traseira a um disco de 260 mm de diâmetro com uma pinça flutuante de um pistão e ABS. As jantes de liga de 17 polegadas com pneus 120/70 e 160/60, respetivamente, garantem a máxima segurança mesmo nas situações mais difíceis. O depósito de combustível tem uma capacidade de 14 litros e o peso é de 195 kg. O assento está situado a 784 mm.
A instrumentação é única, um ecrã a cores TFT de 5” de alta resolução, que dispõe de uma ligação Bluetooth para ligar ao telemóvel e com o qual, graças aos bloqueios do guiador, será possível abrir e fechar chamadas. A Tornado Naked Twin 500 também dispõe de indicadores dianteiros integrados nas protecções das mãos, o que confere ainda mais carácter à moto. O conjunto de faróis é totalmente em LED, com o farol dianteiro DRL em forma de “T” icónico na vista frontal, enquanto a luz traseira de última geração está integrada nos piscas.