Em 2024, há apenas um pequeno número de motos com motores bicilíndricos boxer e todas elas são da BMW. Houve uma altura em que a Harley-Davidson e a Indian também experimentaram os motores boxer. No entanto, vários problemas de refinamento e equilíbrio de peso persuadiram-nas a abandonar a ideia. Mas a BMW manteve-se firme com o seu coração bicilíndrico boxer. Atualmente, as Bimmers boxer podem fazer tudo – de off-road a cruiser, turismo e até mesmo drag racing. Um projeto de personalização da Roland Sands Design mostra-nos o potencial em linha reta dos motores boxer da BMW.
Baseada na BMW R 18 Cruiser, a RSD R 18 Dragster II é uma dragster cuidadosamente modificada. Esta não é a primeira vez que a Roland Sands Design transforma uma cruiser num monstro do burnout. De facto, este modelo laranja é a segunda geração da R 18 Dragster. A primeira iteração participou no Campeonato de Personalização SoulFuel da BMW, um evento criado para que as casas de personalização de todo o mundo pudessem dar largas à R 18, explorando assim o seu variado potencial.
O R 18 Dragster II torna-se mais brilhante, mais rebelde e mais intensa na tentativa de mostrar a elegância de um motor boxer em linha reta.
A primeira BMW R 18 Dragster da Roland Sands Design foi um projeto de exploração. A redução de peso era uma parte crucial do projeto, e perdeu cerca de 22.6 kg do quadro e do braço oscilante, removendo a suspensão traseira e substituindo o subquadro e o braço oscilante por uma construção mais leve e rígida.
A lista de componentes desta drag bike dá uma sensação de Frankenstein. Ficaram algumas peças de stock, incluindo o conjunto do farol e o depósito. Até os guarda-lamas são de série, exceto por um trabalho de ajuste para acomodar o volumoso pneu traseiro da drag-spec.
As forquilhas dianteiras são da BMW R nineT, e a configuração dos travões dianteiros foram retirados da BMW S 1000 RR. No entanto, os travões dianteiros foram modificados com o cilindro principal da Roland Sands Design. O sistema de escape de baixa inclinação, bonito, mas pesado, foi substituído por uma unidade de fluxo livre feita à mão.
A moto de arrasto BMW de 2020 foi concebida pela Roland Sand Design, que se debruçou sobre o potencial em linha reta da R 18 cruiser. Com o modelo de 2024, a marca deu tudo por tudo e elevou a fórmula da dragster.