A última grande evolução na legislação sobre o trânsito de motociclos vem de Espanha, ou pelo menos parece que será muito em breve. A medida permitirá que os motociclistas circulem nas bermas em determinadas situações e desde que sejam cumpridas determinadas regras.
A potencial alteração da legislação surge depois de as vendas de motos em Espanha terem aumentado 12,4% em 2023, o que constituiu o maior aumento registado nos últimos 15 anos. E, após um abrandamento esperado devido a preocupações económicas, as vendas continuaram a aumentar em 2024, ano após ano.
As estradas espanholas estão repletas de motos e, nos últimos anos, os motociclistas têm pedido uma coisa: que utilizem a faixa de rodagem.
Se, por exemplo, estiver a conduzir numa zona de elevado tráfego urbano, muitos automobilistas esperam que os motociclistas se separem da faixa de rodagem e libertem o fluxo de tráfego. Mas agora que Espanha está a viver um boom das duas rodas, a divisão da faixa de rodagem pode não ser suficiente para manter as coisas a funcionar sem problemas, pelo que os motociclistas querem usar a faixa de rodagem.
Se for aprovada, a atualização deverá ser formalizada até 2025 e permitirá que os motociclistas circulem na faixa de paragem de emergência quando o trânsito estiver lento ou parado. Os motociclistas não podem exceder os 30 km/h e têm de dar passagem a ciclistas, veículos agrícolas e veículos de emergência. Isto pode significar o fim da separação de faixas em Espanha, pelo menos em algumas situações.
À primeira vista, parece um ótimo plano, mas imagino que alguns motociclistas não vão aproveitar a nova lei, pelo menos inicialmente.