Está difícil a tarefa da Yamaha para voltar a ter uma equipa satélite no MotoGP em 2025. As duas possibilidades em cima da mesa eram a Pertamina Enduro VR46 e a Prima Pramac Racing, que atualmente estão com a Ducati – o construtor que domina a categoria rainha na atualidade.
Ao que tudo indica, a VR46 já rejeitou mudar, enquanto segundo o site Motorsport.com, à margem do GP de França ‘algo aconteceu’ que aumentou exponencialmente as possibilidades de a Pramac continuar a Ducati – para 95 por cento.
E um membro da Yamaha não identificado admitiu que estas são as únicas alternativas: ‘A nossa primeira alternativa sempre foi a VR46, mas não os conseguimos convencer. Por isso o Plano B é a Pramac e esperamos que eles aceitem a oferta que lhes fizemos. Não há plano C’.
O construtor de Iwata considera que a proposta à Pramac é ‘muito interessante’, tendo, por isso, esperanças que a mesma seja aceite. O prazo para a Pramac confirmar a continuidade com a Ducati é no fim de julho, podendo ativar ou não a cláusula para mais dois anos. É expectável que, a continuar, fique de novo com duas motos de fábrica atuais.