Já falei da última patente da LiveWire para “travões virtuais” e de como não tenho a certeza de que seja uma boa ideia. Mas o que não tive oportunidade de falar, pelo menos nesse artigo, foi sobre três desenhos incluídos que parecem mostrar um conceito de e-bike/e-dirtbike há muito esquecido.
O ano é 2018 e a LiveWire ainda faz parte do portefólio principal da Harley-Davidson. Mas em uma declaração prospetiva feita pela empresa, lançou esboços de design, conceitos e o que pareciam ser modelos prontos para o cliente, incluindo uma moto elétrica/bicicleta.
A Harley-Davidson separou-se da LiveWire e nunca mais ouvimos falar desses conceitos. Isto até à sua recente patente, que parece mostrar o tal veículo elétrico.
Quero dizer, é claramente o mesmo design. O mesmo quadro tipo bicicleta, a mesma configuração de suspensão, a mesma bateria com aletas. O que não sabemos, no entanto, é porque é que a LiveWire decidiu utilizar este conceito antigo para uma das suas novas patentes.
As empresas utilizam desenhos estranhos ou conceitos antigos a toda a hora para esconder futuros produtos de olhares curiosos. Mas porque é que a LiveWire não utilizou apenas os desenhos Del Mar ou Mulholland? Porquê desenterrar este conceito há muito esquecido de EV dirtbike/bicicleta de quando o futuro era brilhante e a LiveWire era muito promissora?
Estas questões levam-me a acreditar que talvez, apenas talvez, este design possa vir a ser utilizado pela marca num futuro próximo. Honestamente, não é segredo que a LiveWire está a ter dificuldades. E as suas ofertas são bastante caras. Uma forma fácil de ganhar algum dinheiro rápido seria produzir algo como uma bicicleta eléctrica ou algo do género de uma Dust.Moto ou Surron.
Não salvaria a empresa, mas ajudaria muito a reduzir o rendimento negativo.