A Royal Enfield, um dos principais intervenientes no segmento de motos de média cilindrada (250 cm3 – 750 cm3), apresentou hoje a nova Himalayan no Salão de Milão EICMA 2023, em Itália. Assente no grupo motriz integrado num veículo mais recente, leve e avançado a nível tecnológico da Royal Enfield, a nova Himalayan utiliza o novo motor refrigerado a líquido Sherpa 450 e apresenta um conjunto de novas funcionalidades tecnológicas integradas que melhoram a experiência de aventura na sua nova moto. Apresentada hoje para os públicos globais, a nova Himalayan da Royal Enfield será lançada na Índia antes do final do ano, ficando posteriormente disponível noutras regiões.
A Royal Enfield tem uma longa associação aos Himalaias, que tem sido a casa espiritual e a inspiração criativa da marca. A Himalayan original foi inspirada na tradição de 60 anos de explorar os Himalaias numa moto, e foi criada nos Himalaias. De conceção especial, que inspira confiança e uma moto competente para ir a qualquer lugar, a Himalayan mostrou repetidamente o seu valor como a moto ideal para motociclismo de aventura nestas montanhas incríveis. Tem sido a moto de eleição para milhares de exploradores em todo o mundo que a conduziram para cruzar uma multiplicidade de locais e terrenos, criando assim uma subcategoria de nicho de aventura que é real, sensorial e acessível. A nova Himalayan representa uma evolução, um desenvolvimento desta premissa, elevando-a a outro nível.
Ao falar da ligação da marca às montanhas, e da inspiração para a nova Himalayan, Siddhartha Lal, Director executivo, Eicher Motors Ltd., referiu: “Na Royal Enfield, há mais de 60 anos que temos uma forte ligação aos Himalaias, e isso levou-nos a criar a primeira Himalayan em 2016. Tivemos um feedback fantástico para uma moto de aventura de conceção especial, e foi isso que nos incentivou a lançar uma Himalayan totalmente nova.
Esta moto foi concebida com o novo motor refrigerado a água Sherpa 450, uma caixa de 6 velocidades e é totalmente adequada para os Himalaias. Tem uma única finalidade: sair-se incrivelmente bem nos terrenos e condições meteorológicas imprevisíveis dos Himalaias.
Criámos esta moto para ser a melhor do mundo neste domínio. Desenvolvemos o chassis e a ergonomia de forma a torná-lo fantástico para a aventura. É “a” moto de que vai precisar para qualquer finalidade, em qualquer parte do mundo, porque se consegue cruzar os Himalaias, consegue superar qualquer coisa no mundo.
Os Himalaias são uma paisagem em constante mudança e a exploração desta região requer uma alteração de planos a cada passo; desde as diferentes condições climatéricas ao terreno imprevisível e aos rios que podem estar quase secos de manhã e à altura do guarda-lamas à noite. A nova Himalayan foi concebida para se adaptar a todas estas condições, desde a grande admissão de ar que impede a entrada de água à estrutura robusta e às barras de bagagem prontas para suportar todas as dificuldades quando as coisas não correm como planeado. As melhorias ao modelo original tiveram por base o tempo passado no assento, desde viagens épicas a explorar as montanhas mais selvagens à condução em situações do dia a dia. Além disso, a moto foi testada e desenvolvida por exploradores, cidadãos do mundo, especialistas e motociclistas de todas as competências numa grande variedade de condições, tanto em viagens de aventura em paisagens selvagens como em centros de testes controlados no Reino Unido, Espanha e Índia. Este programa de testes resultou numa moto verdadeiramente versátil que está pronta para tudo e coloca um sorriso no rosto de todos os motociclistas, independentemente das suas competências.
Ao falar nas perceções por detrás da conceção da nova Himalayan e do processo de desenvolvimento do motociclo, o CEO B Govindarajan referiu: “Antes de começarmos a trabalhar na nova Himalayan, conduzimos com os nossos consumidores e falámos com cidadãos do mundo, exploradores e atletas. Com a ajuda destas perceções e a nossa própria experiência, decidimos o ADN crítico a manter e o que deveríamos evoluir na nova Himalayan. A nova Himalayan 450 inclui o motor refrigerado a líquido Sherpa 450, o primeiro do género da Royal Enfield. É também a primeira vez que temos a funcionalidade Ride-by-Wire na nossa moto, que fornece a potência e o binário ideais para terrenos desafiantes. Além disso, pela primeira vez em colaboração com o Google Maps, temos o TripperDash com navegação de mapa completo. Testámos rigorosamente esta moto durante mais de 5500 km, dos 3 metros acima do nível do mar em Chennai aos quase 5.800 metros de altitude em UmLing La. A nova Himalayan é, assim, uma combinação de perceções de especialistas, nova tecnologia e do verdadeiro ADN da Royal Enfield”.
Para mais informações pode consultar o site oficial da Royal Enfield.