Foi hoje apresentada na edição 2023 da EICMA em Milão, Itália, a GSX-S1000GX, uma Crossover evoluída e distinta que se posiciona como um dos modelos mais avançados da marca e uma proposta diferenciada no mercado, oferecendo o desempenho de uma desportiva, um nível de controlo que transmite confiança a cada quilómetro, conforto de referência, conectividade e atenção aos detalhes.
Partilhando com a GSX-S1000GT alguns dos seus elementos, nomeadamente ao nível mecânico, a GSX-S1000GX é, no entanto, uma moto substancialmente diferente. Apresenta suspensões de maior curso, uma maior distância ao solo e uma posição de condução mais direita.
Este é o primeiro modelo da marca a incorporar o SAES (Suzuki Advanced Electronic Suspension – sistema avançado de suspensões eletrónicas Suzuki) que eleva o desempenho das suspensões para um nível inigualável no contexto do setor, combinando-se com o novo SRAS (Suzuki Road Adaptative Stabilization – sistema de estabilização adaptativo Suzuki), para lhe conferirem conforto e controlo em qualquer tipo de estrada e pavimento.
O resultado é uma verdadeira Crossover, que se posiciona entre uma Sport Touring (GSX-S1000GT) e uma Adventure Tourer (V-Strom 1050).
O modelo incorpora ainda a mais recente e evoluída versão do SDMS-α (Suzuki Drive Mode Selector Alfa – seletor de modos de condução Suzuki alfa), que se junta a outros sistemas avançados, para garantir o desempenho desportivo que caracteriza a série GSX-S e um elevado conforto em qualquer circunstância.
O modelo, representa aquela que é a visão da marca do que deve ser uma Crossover Premium, oferecendo um extenso pacote tecnológico, elevada versatilidade de utilização, conforto e facilmente adaptável às necessidades e gosto pessoal do piloto.
A incorporação de uma IMU (unidade de medição inercial) de 6 eixos em perfeita harmonia com os já referidos e avançados sistemas eletrónicos, permitem alcançar um patamar de customização, controlo, conforto e desempenho, que se vão tornar uma referência.Da longa lista de especificações, salientam-se as seguintes:
Mecânica e quadro
– Motor 4 cilindros em linha, 999 cm3, com 152 CV @ 11.000 rpm
– Embraiagem assistida e deslizante SCAS (Suzuki Clutch Assist System)
– Iluminação Full LED
– Suporte de top case com pegas de passageiro, de série
– Possibilidade de montagem de malas laterais
– Pneus radiais Dunlop SPORTMAX Roadsport 2
– Pinças dianteiras Brembo de 4 êmbolos e discos duplos flutuantes de 310 mm
– SAES (Suzuki Advanced Electronic Suspension) – forquilha invertida Hitachi Astemo (SHOWA) SFF-CA™ e mono amortecedor BFRC-lite®
– Guiador de montagem flutuante e pousa pés revestido a borracha
– Pára brisas ajustável em 3 posições
– Protecção de mãos
Suzuki Intelligent Ride System (SIRS)
– SDMS-α (Suzuki Drive Mode Selector Alfa) – 3 modos de Condução
– Sistema de controlo inteligente TLR – T (STCS – controlo tração), L (Lift Limiter – controlo levantamento roda dianteira) e R (Roll Torque Control – controlo ativo de binário);
– Controlo eletrónico ativo da suspensão dianteira – 3 modos pré-definidos + 1 modo personalizado;
– SRAS (Suzuki Road Adaptative Stabilization)
– Controlo eletrónico da pré-carga do mono amortecedor traseiro;
– Quick Shift bi-direcional;
– Cruise Control inteligente – mantém-se ativo mesmo com trocas de caixa, desde que utilizado o quick Shift;
– Motion Track Brake System – sistema de controlo dinâmico de travagem em curva;
– Slope Dependent Control – sistema de controlo dinâmico de travagem em função da inclinação;
– Suzuki Easy Start System – sistema de arranque Suzuki com apenas um clique no botão;
– Low RPM Assist – sistema de apoio a baixa rotação
Equipamento Eletrónico / Elétrico
– Painel instrumentos TFT 6,5” colorido com tratamento anti-riscos e anti-reflexo;
– Conetividade com telemóvel – navegação, música, telefone e calendário;
– Tomada USB junto do painel
– Iluminação Full LED
O SAES (Suzuki Advanced Electronic Suspension) assume-se como um sistema eletrónico de controlo ativo de suspensão dos mais avançados do mercado, estabelecendo um novo padrão. O sistema está assente nas suspensões Hitachi Astemo’s SHOWA EERA®, versão eletrónica da forquilha dianteira invertida SFF-CA e do mono amortecedor traseiro BFRC-lite®.
O sistema analisa de forma permanente a informação recebida do IMU acerca da moto, sua posição e velocidade, dos sensores de velocidade das rodas e dos sensores de impacto alta precisão no interior da suspensão dianteira e traseira, para determinar os parâmetros ideais de amortecimento e obter condições de condução perto da perfeição.
Os três modos pré-definidos de gestão ativa da suspensão H/M/S (Hard, Medium, Soft) estão otimizados com base em sistemas exclusivos e desenvolvidos pela Suzuki, como o SFRC (Suzuki Floating Ride Control – controlo de oscilação em condução), SVDC (Suzuki Velocity Dependent Control – controlo dependente da velocidade) e SDDC (Suzuki Decelaration Damping Control – controlo amortecimento dependente da desaceleração). Em conjunto conferem à GSX-S1000GX a capacidade de proporcionar uma condução de elevado conforto e controlo em qualquer situação de condução, contribuindo para a elevada versatilidade do modelo.
O modelo vai estar disponível no mercado Nacional durante o primeiro trimestre de 2024 em 3 cores distintas e com preço a anunciar. Para mais informações pode consultar o site oficial da Suzuki.