• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Mobilidade Sustentável

Segway Xyber: Moto elétrica ou bicicleta disfarçada?

by Daniel Rhodes
Abril 11, 2025
in Mobilidade Sustentável, Novidades - Actualidade
0
Segway Xyber: Moto elétrica ou bicicleta disfarçada?

Source: Segway/Rideapart

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A eterna discussão sobre os limites entre bicicletas elétricas e motociclos acaba de ganhar um novo capítulo, e o protagonista é nada menos que a Segway Xyber — um veículo que desafia categorizações convencionais e nos obriga a questionar: é isto uma e-bike, ou já entrou oficialmente no território das motos?

A dúvida fica no ar… À primeira vista, a Xyber parece ter saído diretamente de uma pista de motocross. Com o seu quadro robusto, suspensão traseira, forquilhas dianteiras dignas de uma moto trail e pneus largos dignos de um Volcon off-road, pouco ou nada o distingue visualmente de uma pequena moto elétrica. E ainda assim, a Segway insiste: é uma bicicleta elétrica.

RelatedPosts

Segway reforça mobilidade elétrica urbana e deverá ter mais dois modelos na Europa prestes a chegar

Novas Segway E150S e E250S: autonomia urbana com até três baterias

Segway Powersports atinge a marca dos 100.000 veículos produzidos

Tecnicamente, o Xyber encaixa-se naquilo que a marca chama de “veículo leve elétrico de gama média” (LEV). O motor, com 6.000 watts de potência (ou seja, 6 kW), permite atingir uma velocidade máxima de cerca de 56 km/h — um número claramente acima dos limites legais de muitas e-bikes em vários países. Para referência, as e-bikes convencionais na União Europeia estão limitadas a 25 km/h com assistência ao pedal.

Source: Segway/Rideapart

Sim, tem pedais. Mas honestamente, parecem mais um acessório de cortesia do que um componente funcional. A presença deles permite que se encaixe (em teoria) na categoria das e-bikes — mas ninguém vai olhar para este monstro e pensar em pedalar até ao trabalho. A sensação é mais a de um motociclo disfarçado, ou, como diriam nas redes sociais, um verdadeiro caso de identidade fluida sobre duas rodas.

Com um preço anunciado de cerca de 3.000 dólares (aproximadamente 2.800 euros), a Xyber posiciona-se mais próximo das e-bikes de alta gama do que das scooters eléctricas urbanas. A nível técnico, conta com suspensão dianteira e traseira com curso de 11,4 cm (4,5″), farol LED estilo BMW, assento confortável, e um quadro reforçado para aguentar velocidades mais elevadas e terrenos mais exigentes.

Aqui está o problema. Dependendo da jurisdição, um veículo como o Xyber pode cair numa zona cinzenta legal. Com essa potência e velocidade, é provável que precise de matrícula, seguro, capacete obrigatório e até carta de condução, tal como uma scooter ou ciclomotor.

Em Portugal, por exemplo, ultrapassando os 25 km/h com assistência ou os 250W de potência, deixa de ser considerada bicicleta elétrica e passa a ser ciclomotor.

Source: Rideapart

Tags: Segway

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.