O mercado das motos eléctricas está em plena agitação. As marcas parecem não conseguir decidir se estão a entrar ou a sair no mercado. A CAKE, o outrora promissor fabricante sueco de motos eléctricas, declarou recentemente falência, enquanto a Damon se arrasta em direção ao que parece ser um fim inevitável. Mas a esperança não está perdida
Inovadores como a Dust.Moto estão a fazer avançar as possibilidades no nicho todo-o-terreno e, no ano passado, a Ola Electric deu-nos uma ideia do que está para vir em termos de mobilidade de duas rodas na estrada. Mas as últimas patentes da marca não se parecem em nada com os protótipos que vimos no ano passado.
As quatro motos que a Ola Electric, o maior fabricante de scooters eléctricas da Índia, apresentou no ano passado no seu evento End Ice Age, Part One, assumiram a forma de uma cruiser, uma adventure, uma roadster e uma supersport. Mas esta patente não se assemelha a nenhuma delas, para além do design elegante e futurista da moto, que está em linha com o que vimos da Ola até agora.
Tudo nesta patente aponta para que a Ola Electric preencha a lacuna em forma de transporte quotidiano na sua linha. Para começar, a suspensão e o braço oscilante de secção em caixa são tão básicos quanto possível, utilizando amortecedores duplos na traseira e uma forquilha telescópica na dianteira. Mas o verdadeiro sinal de que este modelo será apontado diretamente para os utilizadores diários são as suas rodas de 17 polegadas.
O design aparentemente leve e plano da moto, combinado com os pneus estreitos, deve funcionar bem para reduzir o desgaste e aumentar a autonomia. Ainda não se sabe qual será essa autonomia, mas espera-se que seja decente e com capacidade de carregamento rápido. Outra especificação que está no ar é a velocidade máxima. Dado que a scooter eléctrica Ola S1 Pro atinge os 110 km/h, temos de imaginar que esta moto será capaz de algo semelhante.
Na traseira, pelo menos para este escritor, parece que a Ola equipou a moto com um motor elétrico. Estes modelos incluem um monoamortecedor e um travão de disco na traseira e um braço oscilante mais resistente que utiliza um segundo braço de suporte. As jantes também apresentam um design diferente de 5 raios e parecem estar revestidas com pneus mais desportivos.
Fonte:https://www.rideapart.com/news/719150/ola-electric-motorcycle-patent/