Com razão ou não, parte-se muitas vezes do princípio de que as motos chinesas são cópias – por vezes até mesmo imitações – de modelos conhecidos e mais estabelecidos. E embora isto seja verdade em muitos casos, há algumas motos fabricadas na China que pretendem inovar.
Uma nova máquina de turismo do gigante automóvel Great Wall Motors (GWM) parece ser o exemplo perfeito disso mesmo.
A GWM está seriamente empenhada em entrar no mercado das motos. Até criou uma nova subsidiária chamada Great Wall Souo Motorcycle. E tem um conceito bastante desafiante como modelo de estreia. Algo com oito cilindros.
De momento, a moto ainda não tem nome, mas está destinada a ser uma grand-tourer à semelhança da Honda Gold Wing – mas ainda maior. Por alguma razão, alguém na China pensou que um motor de seis cilindros e 1.833cc era demasiado pequeno. A solução? Um motor boxer de oito cilindros. E, embora a cilindrada exacta ainda não tenha sido revelada, espera-se que seja superior a 2.000 cc.
Esta informação foi revelada pelo Chefe de Design da GWM, Andrew Dyson, durante uma conferência da empresa que destacou os planos da marca para o futuro. Tendo feito a ronda na indústria automóvel, Dyson trabalhou anteriormente com a Volkswagen, Daimler-Chrysler e Opel.
Quanto à moto propriamente dita, ainda não sabemos que tipo de tecnologia e características terá; só temos uma silhueta para nos guiarmos. No entanto, é evidente que se trata de uma moto de luxo, com a sua carenagem aerodinâmica a transmitir impressões de cruiser/tourer semelhantes às da Honda Gold Wing ou da BMW K 1600. Como tal, à verdadeira moda chinesa, podemos esperar que esta máquina esteja equipada com todos os dispositivos tecnológicos – talvez até com o mais recente cruise control adaptativo que vemos nas tourers de topo.
Dito isto, a questão mantém-se: precisamos mesmo de um grand tourer de oito cilindros?