No início da semana foram apresentadas as novas regras de MotoGP para 2027, que irão reduzir o tamanho da carenagem frontal e limitar o desenvolvimento da aerodinâmica na traseira. Também existirão novos motores com uma cilindrada menor (850cc), os dispositivos de holeshot e de ajuste de altura serão banidos. Miguel Oliveira comentou as novidades.
Questionado sobre se estes novos regulamentos irão facilitar as ultrapassagens, o piloto da Trackhouse Racing afirmou que há mais causas das dificuldades em ultrapassar e não há uma grande limitação de aerodinâmica:
– Esse é um grande ponto de interrogação. Sinto que agora chegámos a um ponto em que na verdade ultrapassar é difícil por causa da aerodinâmica que torna as motos mais pesadas, por causa das pressões dos pneus, mas também por causa da velocidade que fazemos a abordar a curva. Se reduzirmos essa velocidadee a chegar à curva, provavelmente vai ser mais fácil ultrapassar. Mas creio que as limitações de aerodinâmica não estão a limitar assim tanto, portanto ainda podes ter muita carga aerodinâmica.
Por outro lado, Oliveira queria algo diferente ao nível do motor, e concorda com o fim dos dispositivos de holeshot e de ajuste da altura: ‘Eu fiquei provavelmente… não desapontado, mas esperava algo diferente em termos de motor. Ir para os 850cc não é a minha coisa favorita entre todas as notícias, mas livrar-nos dos dispositivos de holeshot, com isso concordo totalmente’.