• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Fim de linha para a BMW G 310 R? Pequena grande moto em risco de desaparecer

by Daniel Rhodes
Abril 7, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Fim de linha para a BMW G 310 R? Pequena grande moto em risco de desaparecer

Source: BMW

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Com a descontinuação oficial na Índia, o futuro da popular naked da BMW está envolto em incerteza. Mas estará este modelo realmente a desaparecer dos mercados globais?

Por mais que os olhos dos entusiastas de duas rodas brilhem perante superbikes com potências astronómicas e eletrónica de ponta, há motos que conquistam o coração pela simplicidade, carácter e versatilidade. A BMW G 310 R é uma dessas máquinas. Pequena, ágil, elegante e com o selo de qualidade germânico — ainda que nascida na Índia — rapidamente se tornou uma referência entre as nakeds de baixa cilindrada. Agora, com a notícia da sua retirada do mercado indiano, multiplicam-se as dúvidas: estará a G 310 R a chegar ao fim da linha?

RelatedPosts

Vídeo: Concept RR, o futuro das superbike da BMW?

BMW Motorrad Concept RR, um olhar sobre o futuro das desportivas bávaras

BMW fornece motos de alto desempenho à organização do TT Ilha de Man

A G 310 R — tal como a sua “irmã aventureira” G 310 GS — é fruto da parceria entre a BMW Motorrad e a TVS, gigante indiana da indústria de duas rodas. Desde 2016 que o modelo é produzido nas fábricas da TVS, mas com design, desenvolvimento e padrões de qualidade impostos pela casa-mãe alemã. O objetivo sempre foi claro: oferecer uma BMW acessível, fiável e prática para mercados emergentes, mas também suficientemente atrativa para conquistar novos condutores nos mercados ocidentais.

E conquistou. Na Europa, a G 310 R tornou-se a porta de entrada no mundo BMW para muitos motociclistas urbanos e de carta A2. Compacta, leve e com um motor monocilíndrico de 313 cc suficientemente enérgico para o dia-a-dia, sempre convenceu pela relação preço/qualidade. A estética inspirada na S 1000 R também ajudou.

Na Índia, a situação mudou radicalmente. Com a entrada em vigor das novas normas de emissões BS6 Phase 2, mais exigentes do que nunca, muitos modelos estão a ser descontinuados ou forçados a atualizações tecnológicas dispendiosas. E, ao que tudo indica, a BMW e a TVS optaram por retirar do catálogo tanto a G 310 R como a G 310 GS naquele mercado.

Curiosamente, o modelo desportivo G 310 RR — uma espécie de reinterpretação da Apache RR 310 da TVS, mas com o emblema da BMW — permanece disponível. A própria página oficial da BMW Motorrad India só lista a RR no menu de modelos ativos. As páginas dedicadas à R e GS ainda são acessíveis através de pesquisa, mas não estão mais à vista no catálogo principal.

É aqui que o mistério se adensa. Por enquanto, não há qualquer confirmação oficial de que os modelos G 310 tenham sido retirados dos restantes mercados. No entanto, a descontinuação no país onde são fabricados levanta sérias dúvidas quanto à viabilidade de continuar a produzi-los apenas para exportação — especialmente num segmento tão sensível ao preço como este.

RideApart, publicação especializada em motociclismo, entrou em contacto com a BMW Motorrad para esclarecer a situação global, mas até à data ainda não obteve resposta. A questão permanece: será o adeus definitivo ou apenas uma reestruturação regional?

Para muitos, a G 310 R representa mais do que uma simples moto de iniciação. É uma companheira de deslocações urbanas, de escapadinhas de fim-de-semana, e até uma excelente base para personalizações e projetos de baixo custo. Tem um comportamento surpreendentemente competente, bons travões, posição de condução confortável e um visual que ainda hoje se mantém moderno.

Claro que não tem o punch de uma Street Triple, nem a sofisticação de uma MT-07, mas nunca tentou sê-lo. A G 310 R sempre foi honesta nas suas intenções: oferecer diversão acessível com o cunho de uma marca premium. E conseguiu.

Com as tendências globais a apontarem para a eletrificação e para motos mais limpas, é possível que a BMW Motorrad esteja a preparar algo novo para substituir a gama G 310. Um modelo 100% elétrico de entrada, ou talvez uma nova geração adaptada às futuras normas de emissões. A parceria com a TVS continua viva, e há rumores de projetos em desenvolvimento.

Até lá, resta esperar por uma confirmação oficial. Mas se esta for realmente a despedida da G 310 R, então é justo reconhecer o seu impacto. Pequena no cilindro, mas grande na alma — e, para muitos, a melhor forma de entrar no mundo BMW sem dar um salto no escuro.

Tags: BMW

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.